Trabalhos 2024/25
Escola EB/S de Rebordosa (Paredes)
Escalão: Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Nome do Animal escolhido:
Mico- Leão- dourado
Quais as razões que levaram à escolha desta Espécie?
Escolhemos o Mico-Leão-Dourado, por ser um animal muito dócil, bonito e infelizmente se encontrar em vias de extinção. As causas principais são a devastação da Mata Atlântica, dada a intensa ocupação da zona costeira, acompanhada da extração de madeira e atvividades agropecuárias.
Peça representativa do animal escolhido (trabalho final):
Processo de construção da peça representativa do animal escolhido:
Detalhe da peça representativa do animal escolhido, onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:
Peça representativa do animal escolhido no espaço escola:
Mensagens inerentes ao Dia Internacional da Biodiversidade e ao contributo da reciclagem para a sustentabilidade:
" É nosso dever a biodiversidade proteger!"
"É nosso direito usufruir da Natureza se a ajudar-mos a evoluir!"
"Proteger na biodiversidade, implica menos Placards de publicidade!"
Memória descritiva:
Esta atividade, promovida pela Compal e pela Tetra Pak, visa chamar a atenção dos jovens para a importância da reciclagem e proteção do ambiente.
As exigências para a elaboração deste trabalho foram as seguintes:
● Dar a conhecer a importância do significado do selo FSC (Forest Stewardship Council). Este pretende certificar Florestas geridas com responsabilidade e sustentabilidade.
● Sensibilizar para a necessidade de colocar as embalagens Tetra Pak (alimentos líquidos) no Ecoponto Amarelo.
● Podiam ser utilizados materiais complementares como colas, tintas, cordéis, arame ou outros (preferencialmente reutilizados).
● Deviam aparecer em destaque a utilização de embalagens da Tetra Pak da marca Compal e do símbolo FSC.
● Os trabalhos deviam ser predominantemente de cor amarela.
.
Metodologia e intervenientes
A equipa restrita Eco-Escolas lançou o desafio que foi aceite por uma professora do 2º ciclo, que a dinamizou com o 6ºRD, articulando o Eco-Escolas com Matemática, CN e Cidadania e Desenvolvimento.
Os alunos começaram por recolher, na escola e em casa, embalagens de Compal, seguiu-se o corte, lavagem e secagem das mesmas. Depois foram recortados os símbolos (FSC e da marca Compal) que se guardaram em caixas no armário do Eco-Escolas. De casa, os alunos trouxeram materiais reciclados que os ajudassem a realizar os seus trabalhos.
Os trabalhos foram realizados individualmente, ou em grupo de pares. Umas realizavam as tarefas mais práticas enquanto outros a pesquisa. No último dia, todos foram expostos no átrio da escola.
Materiais utilizados
● Embalagens Tetra Pak da Marca Compal grande e pequena, predominantemente da cor amarela;
● Restos de cartolina de cores variadas;
● Folhas de papel amarelo usado;
● Cartolina amarela;
● Cola;
● Lápis, esferográfica, régua, borracha e tesouras.
Processo de Construção do Trabalho:
● Em primeiro lugar, as embalagens Tetra Pak e da Marca Compal foram devidamente preparadas (abertas, lavadas e secas);
● Todo o material selecionado foi colocado na mesa de trabalho de forma organizada para ser mais fácil a sua execução;
● Os moldes foram desenhados e recortados no verso de folhas de papel usado;
● O passo seguinte foi efetuar os moldes nos respetivos materiais e recortá-los;
● A partir deste momento, fez-se a colagem de todos os tipos de materiais.
● De salientar, que todo o material usado foi reaproveitado, recolhido na escola e/ou em casa.
Considerações finais do trabalho
Mais uma vez os alunos adoraram participar neste desafio, porque interagiram, tendo ainda se consciencializado das más atitudes do Homem, a da sua influência nos ecossistemas e consequências na diminuição do nº de indivíduos, espécies ou até na sua extinção.
A elaboração das frases e a seleção da informação a constar do trabalho, teve que ser orientada pela docente. Desafios/concursos, nesta fase do ano, não são oportunos, visto que há acumulação de serviço, com exames e todo o trabalho inerente ao encerramento do ano letivo. Isto fez com que a participação se limitasse a uma turma.
Tivemos ainda como objetivo deste trabalho, a reflexão, em CN, e Cidadania e Desenvolvimento, sobre a aplicação da regra dos 3R’s, ou seja, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Neste sentido, de modo a evitar a produção de mais lixo, os alunos usaram a sua criatividade e aproveitaram materiais cujo destino seria o contentor do lixo.