Trabalhos 2024/25
Ansião ( 1 trabalho )
Centro Escolar de Avelar (Ansião)
Lince Ibérico
Os alunos do Centro Escolar de Avelar ficaram muito entusiasmados com este concurso, principalmente os que ganharam bilhetes para irem ao Oceanário, porque fizeram um trabalho sobre o lince Ibérico - Lynx Pardinus. Por isso, não houve qualquer dificuldade em […]
Ver a página do trabalho aqui.
Aveiro ( 1 trabalho )
Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima (Aveiro)
Raposa
O trabalho foi elaborado no âmbito do “Concurso Cuidar dos Animais, Cuidar do Ambiente Desafio Tetra Pak | Compal 2025. Os alunos da turma, no âmbito da disciplina de Estudo do Meio, em trabalho de grupo, pesquisaram sobre algumas espécies […]
Ver a página do trabalho aqui.
Azambuja ( 1 trabalho )
Escola Básica Vale Aveiras (Azambuja)
Ararajuba
Através do desenvolvimento de aprendizagens nas diferentes áreas curriculares, os alunos selecionaram e construíram um animal em extinção, a partir de embalagens da COMPAL. O processo iniciou-se com pesquisas em pequenos grupos, onde descobrimos que a Ararajuba é uma espécie […]
Ver a página do trabalho aqui.
Barreiro ( 1 trabalho )
Escola EB1/JI da Telha Nova (Barreiro)
Cavalo Marinho
A partir da proposta do Eco Escolas: “ABAAE - Cuidar dos Animais, Cuidar do Ambiente”, foi discutido em contexto de sala de aula, as diferentes espécies de animais em vias de extinção. Quando os alunos perceberam que o cavalo-marinho era […]
Ver a página do trabalho aqui.
Calheta (Madeira) ( 1 trabalho )
Escola EB1/ PE e Creche, Professor Manuel da Silva Leça (Calheta (Madeira))
Lobo Marinho
O trabalho foi elaborado pelos anos da turma do 2º B. A professor mostrou o regulamento do concurso e os alunos ficaram logo muito interessados. O objetivo do trabalho foi sensibilizar para a importância da preservação do lobo-marinho do arquipélago […]
Ver a página do trabalho aqui.
Caminha ( 1 trabalho )
Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora (Caminha)
Estrela-do-Mar
Iniciou-se o projeto mostrando aos alunos o tipo de embalagens a procurar, tendo em conta os critérios regulamentados no passatempo, sensibilizando-os para as caraterísticas das embalagens Tetra Pak da Marca Compal (SUMOL + COMPAL). Esta pesquisa, no site oficial da […]
Ver a página do trabalho aqui.
Coimbra ( 2 trabalhos )
1.º Jardim - Escola João de Deus de Coimbra (Coimbra)
Águia-Imperial-Ibérica
O trabalho foi realizado por alunos do 3º Ano de escolaridade, com 9 anos. A temática “Cuidar dos Animais Cuidar do Ambiente” foi abordada, na turma, de várias formas. Os alunos fizeram pesquisas sobre animais em vias de extinção e […]
Ver a página do trabalho aqui.
Centro Infantil João de Deus (Coimbra)
Tartaruga marinha
Memória descritiva do processo de construção da peça Para a construção da peça foram utilizados os seguintes materiais: 1. Pedaço de cartão duro 2. Arame 3. Agrafos 4. Cola branca 5. tesouras 6. Revistas 7. Embalagens de sumo da compal […]
Ver a página do trabalho aqui.
Espinho ( 1 trabalho )
Escola Básica Integrada Sá Couto (Espinho)
Polvo Kaharoa
Este projeto foi acolhido pelas 3 turmas do 3.º ano da EBISC, que também já tinham participado no Concurso "Leva a tua Turma ao Oceanário". Como estas turmas tinham feito uma pesquisa sobre animais marinhos em vias de extinção, aproveitamos […]
Ver a página do trabalho aqui.
Gondomar ( 1 trabalho )
Colégio da Quinta Inglesa (Gondomar)
Espinho
Projeto "A Escola Verde: Água, Reciclagem e Biodiversidade" […]
Ver a página do trabalho aqui.
Lagoa (Algarve) ( 1 trabalho )
Escola Básica de Estômbar, Lagoa (Lagoa (Algarve))
Cavalo-marinho
A partir da exploração do livro "Pequeno e precioso cavalo-marinho", a turma mostrou interesse e curiosidade em desenvolver vários projetos sobre o cavalo-marinho: o Hippo do livro que vivia na Ria formosa. O projeto envolveu a pesquisa sobre as características […]
Ver a página do trabalho aqui.
Loures ( 1 trabalho )
Escola EB1/JI de Santo António dos Cavaleiros (Loures)
Baleia Azul
Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Biodiversidade, com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância da preservação da vida no planeta. Após uma conversa em sala de aula sobre diferentes espécies animais […]
Ver a página do trabalho aqui.
Mafra ( 1 trabalho )
Posto de Assistência Social da Malveira (Mafra)
Panda Gigante
A tarefa foi realizada com utilização, principalmente, de recursos reutilizáveis e "restos de material" para evitar o desperdício. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Murtosa ( 1 trabalho )
Escola Básica com Secundária Padre António Morais de Fonseca - Centro Escolar da Saldida (Murtosa)
Cegonha - branca
No âmbito do projeto Eco escolas, a turma A2 sob orientação da professora titular, do Centro Escolar da Saldida, participou no desafio “Cuidar dos Animais, Cuidar do Ambiente”, que consistiu na construção de uma peça representativa da Fauna Autóctone, com […]
Ver a página do trabalho aqui.
Santa Cruz ( 1 trabalho )
Centro Comunitário da Nogueira (Santa Cruz)
Tartaruga Comum
Este foi um trabalho muito enriquecedor, desde o trabalho de pesquisa à concretização da tartaruga. Todos concordaram com a elaboração da tartaruga mas inicialmente não sabíamos qual seria a estrutura utilizada. Como temos muitas embalagens plásticas trazidas pelos alunos, decidimos […]
Ver a página do trabalho aqui.
Santa Cruz da Graciosa ( 1 trabalho )
Escola EB1/JI de Luz (Santa Cruz da Graciosa)
Burro
A construção deste animal surgiu da atividade do Projeto Eco-Escolas. O principal objetivo passou por dar a conhecer a espiche autocnone da Ilha Graciosa, bem como a importância deste animal na vida dos nossos antepassados. Com isto, os alunos começaram […]
Ver a página do trabalho aqui.
Setúbal ( 1 trabalho )
Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)
Ganso doméstico
Uma Lição de Vida, Natureza e Coração Na Escola de Educação Especial – Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal, a educação é muito mais do que um direito: é um gesto de amor, uma semente de esperança e uma força […]
Ver a página do trabalho aqui.
Soure ( 1 trabalho )
Centro Escolar do Marco (Soure)
Sardinha
A sardinha é um peixe com grande significado em Portugal, especialmente em zonas costeiras como a Figueira da Foz, onde é valorizada tanto na gastronomia como nas tradições populares. Para além disso, trata-se de uma espécie que depende diretamente da […]
Ver a página do trabalho aqui.
Tarouca ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3/S de Tarouca Dr. José Leite Vasconcelos (Tarouca)
Raposa-vermelha
Intervenientes: Este trabalho contou com a participação de 19 alunos do 3.º ano, de oito e nove anos, da turma C do Centro Escolar de Tarouca e das docentes Mafalda Jerónimo, Dina Laranjo, Sara Cunha e Maria do Céu Almeida […]
Ver a página do trabalho aqui.
Torres Vedras ( 1 trabalho )
Escola EB do Ramalhal (Torres Vedras)
Ruivaco do Oeste
O trabalho teve como tema central o Ruivaco-do-Oeste, uma espécie de peixe de água doce ligada ao Rio Alcabrichel, que passa junto à escola. Esta espécie encontra-se em risco e tem sido alvo de ações de repovoamento, nas quais a […]
Ver a página do trabalho aqui.
Abrantes ( 3 trabalhos )
Escola Básica D. Miguel de Almeida (Abrantes)
Javali Europeu
Os alunos e a professora fizeram uma pesquisa na internet, de trabalhos "3D", realizados em cartão, representando animais da fauna autóctone. Os alunos escolheram o javali, por considerarem ser este, um animal com uma morfologia suscetível de fazer um trabalho […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 Octávio Duarte Ferreira (Abrantes)
Ouriço Cacheiro
Com a proximidade do Dia Mundial do Ambiente apresentei à turma do 6º H, este desafio. Os alunos aceitaram com grande entusiasmo. Após a seleção da espécie de animal autóctone passamos à sua concretização: 1- Os alunos fizeram uma recolha […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundária Dr. Solano de Abreu (Abrantes)
Coelho-bravo
Para a realização da peça, teriam de ser usadas embalagens e o respetivo selo da Tetra Pak, devendo os outros materiais utilizados ser criteriosamente escolhidos afinal, sendo algo relacionado ao projeto Eco-Escolas, usar materiais com grande pegada ecológica, não seria […]
Ver a página do trabalho aqui.
Alvito ( 1 trabalho )
Escola EBI/JI de Alvito (Alvito)
Lobo Ibérico
Este projeto foi desenvolvido por dois alunos do 6º Ano de escolaridade na disciplina de Atividades de Vida Diária, onde beneficiam de intervenção de Terapia Ocupacional ao abrigo do Programa Educativo Individual. Os alunos demonstraram interesse na temática e posterior […]
Ver a página do trabalho aqui.
Arruda dos Vinhos ( 1 trabalho )
Centro Escolar de Arranhó (Arruda dos Vinhos)
Nautilo
Este trabalho pretende sensibilizar para a importância da reciclagem e para a preservação da biodiversidade marinha, além de estimular a criatividade e o trabalho colaborativo entre alunos. A escultura, construída com embalagens da Compal modeladas sobre rede coelheira reutilizada, é […]
Ver a página do trabalho aqui.
Aveiro ( 1 trabalho )
Escola Profissional de Aveiro (Aveiro)
Tartaruga Verde Gigante
Memória Descritiva – Construção da Tartaruga Verde Projeto Eco-Escolas: "Cuidar dos Animais, Cuidar do Ambiente" Entidades envolvidas: Escola Profissional de Aveiro – Equipas 4DW e 4DQ, e Casa da Vera Cruz – Pré-escolar Data da(s) atividade(s): - Atividade 1: dia […]
Ver a página do trabalho aqui.
Barreiro ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 Padre Abílio Mendes (Barreiro)
cavalo marinho
Cavalo-Marinho – Arte, Sustentabilidade e Consciência Ecológica Este projeto foi desenvolvido com os alunos do 5.º ano no âmbito da disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT), em articulação com o programa Eco-Escolas, e integrado no concurso Tetra Pak & […]
Ver a página do trabalho aqui.
Braga ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 de Gualtar (Braga)
Tartaruga comum
Como desafio foi-nos proposto construir, uma peça representativa da “Fauna Autóctone ou uma espécie Ameaçada a Nível Mundial” de cor amarela com dimensões máximas de 100x100cm, com embalagens da TETRA Pack da Marca Compal. Deverá aparecer em destaque utilização destas […]
Ver a página do trabalho aqui.
Guimarães ( 3 trabalhos )
Escola Básica do Vale de S. Torcato (Guimarães)
Cisne-selvagem
O trabalho foi realizado pelos alunos da Escola Básica do Vale de S. Torcato, que frequentam o Clube Eco-Torcatinho, com idades compreendidas entre os 9 e os 12 anos. Os Torcatinho escolheram o cisne-selvagem (Cygnus cygnus) como símbolo do equilíbrio […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 Abel Salazar - Ronfe (Guimarães)
Rã dourada
Este trabalho foi desenvolvido no âmbito de um projeto de sensibilização para a importância da biodiversidade e da preservação dos ecossistemas, com especial foco nos anfíbios, em particular na rã. A escolha deste animal deve-se não só ao seu valor […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB e Secundária Arqueólogo Mário Cardoso (Guimarães)
Lince Ibérico
Os alunos da turma 5ºE, com orientação de professora de Educação Visual e Educação Tecnológica e após escolha e pesquisa do animal, fizeram estrutura usando arame; depois, preencheram o interior usaram uma embalagem de Compal de 1 litro - dada […]
Ver a página do trabalho aqui.
Lisboa ( 1 trabalho )
Externato de S. José (Lisboa)
Narval
Este trabalho foi proposto a uma turma do 8º ano que aderiu com muito entusiasmo. Após uma discussão saudável foi acordado desenvolver um trabalho sobre o Narval. Os alunos recolheram embalagens da compal em casa, tampas de plástico e restos […]
Ver a página do trabalho aqui.
Marvão ( 1 trabalho )
Escola Básica de Ammaia (Marvão)
Água-de-bonelli
Este trabalho foi feito em parceria com a biblioteca escolar e a professora de Ciências Naturais do 2.ºciclo. - Foi discutido e selecionado o animal a trabalhar, nas aulas de Ciências Naturais do 5.ºano; - Foram feitas pesquisas sobre as […]
Ver a página do trabalho aqui.
Melgaço ( 1 trabalho )
Escola Básica e Secundária de Melgaço (Melgaço)
Abelha-europeia.
Foi com grande entusiasmo que mais uma vez os alunos do 6.º ano aceitaram o Desafio Tetrapak e Compal “Cuidar dos Animais, Cuidar do Ambiente”, escolhendo a abelha-europeia (Apis mellifera) como protagonista. Assim, dedicaram-se à criação de abelhas reutilizando embalagens […]
Ver a página do trabalho aqui.
Oliveira do Hospital ( 1 trabalho )
Escola EBI da Cordinha (Oliveira do Hospital)
Galinha Branca
No âmbito do projeto Eco escolas, a turma do 5º G sob orientação da professora Cristina Nunes, participou no desafio “Cuidar dos Animais, Cuidar do Ambiente”, que consistiu na construção de uma peça representativa da Fauna Autóctone- Galinha Branca, com […]
Ver a página do trabalho aqui.
Paredes ( 1 trabalho )
Escola EB/S de Rebordosa (Paredes)
Mico- Leão- dourado
Esta atividade, promovida pela Compal e pela Tetra Pak, visa chamar a atenção dos jovens para a importância da reciclagem e proteção do ambiente. As exigências para a elaboração deste trabalho foram as seguintes: ● Dar a conhecer a importância […]
Ver a página do trabalho aqui.
Peniche ( 1 trabalho )
Escola Básica de Atouguia da Baleia (Peniche)
Aranha-Pavão
Este projeto foi desenvolvido no âmbito da iniciativa Compal/Tetrapak com as turmas do 2º ciclo, envolvendo cerca de 80 alunos de 4 turmas, ao longo de um mês de trabalho colaborativo. A proposta uniu arte, ciência e educação ambiental, em […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ribeira de Pena ( 1 trabalho )
EB 2,3 de Ribeira de Pena (Ribeira de Pena)
Poupa
O trabalho foi desenvolvido em regime colaborativo, envolvendo alunos dos vários ciclos de ensino. A abordagem seguiu as seguintes fases: pesquisas sobre animais de Fauna Autóctone tendo como escolha "a poupa" e materiais da marca TetraPak, Compal. Discussão orientada e […]
Ver a página do trabalho aqui.
Santa Cruz ( 2 trabalhos )
Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) de Santa Cruz (Santa Cruz)
Tartaruga Verde
Movidos pelo desafio da biodiversidade, escolhemos a temática do mar, onde optamos por criar uma escultura de uma tartaruga que é comum nos mares da Ilha da Madeira, uma vez que esta é uma região insular que fornece um ambiente […]
Ver a página do trabalho aqui.
Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) de Santa Cruz - Camacha (Santa Cruz)
Manta
Abraçamos este desafio da Compal / Tetra Pack com a construção de uma peça representativa de um animal. Os utentes escolheram a ave de rapina que é a maior do arquipélago da Madeira, a Manta. A sua elaboração começou pela […]
Ver a página do trabalho aqui.
Santa Maria da Feira ( 1 trabalho )
Escola Básica e Secundária de Arrifana (Santa Maria da Feira)
Pardela - balear
Memória descritiva Cuidar dos animais é cuidar do ambiente Começamos por recolher pacotes de Tetra Pack, em nossas casas e nos ecopontos da escola. Selecionamos o animal a reproduzir- a “Pardela Balear”. Pesquisamos informação sobre a ave e as suas […]
Ver a página do trabalho aqui.
Santo Tirso ( 1 trabalho )
Escola Básica e Secundária D. Dinis (Santo Tirso)
Lince Dinis
O trabalho apresentado foi desenvolvido pelos alunos do 5.º ano/turma B da EB e Secundária D. Dinis de Santo Tirso. O animal escolhido para representar a escola foi o lince-ibérico, uma espécie emblemática da Península Ibérica, atualmente em recuperação, símbolo […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vendas Novas ( 1 trabalho )
Escola Secundária de Vendas Novas (Vendas Novas)
Pangolim
Descrição do Trabalho Forma escolhida: Uma escultura de pangolim em tamanho reduzido, com as escamas feitas a partir das partes amarelas das embalagens de Compal. Passo a passo: 1. Recolha e limpeza das embalagens. 2. Recorte de formas ovais ou […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vila Nova de Famalicão ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 Bernardino Machado Joane (Vila Nova de Famalicão)
Cacatua-de-crista-amarela
Foi pedido aos alunos um conjunto de mensagens de sensibilização com o objetivo de promover a consciência ambiental, o respeito pela vida em todas as suas formas e a importância da reciclagem como prática fundamental para a sustentabilidade do planeta. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vila Real ( 1 trabalho )
Escola Secundária Camilo Castelo Branco (Vila Real)
Morcego-de-ferradura-mourisco
O projeto consistiu na criação de uma luminária artesanal cujo elemento principal é um morcego, símbolo da biodiversidade noturna. O morcego foi construído em cartão reciclado, um material leve e sustentável, e foi cuidadosamente revestido com papel de compal reutilizado, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vouzela ( 1 trabalho )
Escola Básica de Vouzela (Vouzela)
Víbora Cornuda
Os alunos do 5º. ano selecionaram o animal a apresentar neste desfio, investigaram qual o seu nome cientifico, habitat, dieta, longevidade, reprodução, estatuto de conservação e ameaças. Nas aulas de Educação Tecnológica, após algum debate, decidiram realizar a víbora utilizando […]
Ver a página do trabalho aqui.