Trabalhos 2024/25
Centro Escolar de Arranhó (Arruda dos Vinhos)
Escalão: Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Nome do Animal escolhido:
Nautilo
Quais as razões que levaram à escolha desta Espécie?
Este trabalho pretende representar e sensibilizar os nossos alunos para a importância da reciclagem e preservação da biodiversidade da vida no nosso planeta. A escolha do Nautilus foi pensada, por este representar a evolução natural e o equilíbrio ecológico, e por algumas populações de Nautilus estarem em declínio devido ao excesso da apanha e à cobiça das suas belas conchas.
Como fóssil vivo com mais de 500 milhões de anos, o Nautilus representa a ligação entre o passado e o presente dos oceanos, lembrando-nos que a preservação ambiental começa com pequenos gestos, como dar uma nova vida às embalagens que usamos no dia a dia.
Peça representativa do animal escolhido (trabalho final):
Processo de construção da peça representativa do animal escolhido:
- escolha do animal.jpg
- 53f5136f-3f79-4e32-ad8c-37c24eabbc68.jpg
- eccd2c4d-0e9a-4b21-bd71-6cbc2179456d.jpg
Detalhe da peça representativa do animal escolhido, onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:
Peça representativa do animal escolhido no espaço escola:
Mensagens inerentes ao Dia Internacional da Biodiversidade e ao contributo da reciclagem para a sustentabilidade:
A biodiversidade é um legado que temos o dever de preservar.
A biodiversidade e a reciclagem têm de caminhar juntas para o garantir da sustentabilidade.”
Cuidar do planeta é respeitar todos os seres que nele vivem.
Salvar o Nautilus é salvar histórias que o mar e o planeta ainda têm para contar.
Memória descritiva:
Este trabalho pretende sensibilizar para a importância da reciclagem e para a preservação da biodiversidade marinha, além de estimular a criatividade e o trabalho colaborativo entre alunos.
A escultura, construída com embalagens da Compal modeladas sobre rede coelheira reutilizada, é uma prova de que a arte e a sustentabilidade podem caminhar lado a lado. Mais do que um apelo à consciência ecológica, o nosso Nautilus é um apelo ao respeito pela vida no planeta.
Este projeto permitiu-nos aliar a Arte, Ciência e Sustentabilidade, transformando resíduos numa escultura com forte valor simbólico. Trabalhar em grupo e reutilizar materiais fez-nos compreender que pequenos gestos, como a reciclagem, podem ajudar a preservar grandes tesouros naturais – como o Nautilus e todos os ecossistemas marinhos, terrestres e aéreos.
A escultura é agora um símbolo da nossa vontade de proteger o ambiente e partilhar uma mensagem positiva com toda a comunidade escolar