Trabalhos 2024/25

Escola Básica Integrada Sá Couto (Espinho)

Escalão:  Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Nome do Animal escolhido:
Polvo Kaharoa

Nome Científico da Espécie:
Octopus kaharoa

Quais as razões que levaram à escolha desta Espécie?
No âmbito do Projeto "Leva a tua turma ao Oceanário", foi feita uma pesquisa sobre animais marinhos da Lista da IUCN e apesar da turma ter optado pela Baleia-Franca-do-Atlântico-Norte e vários grupos terem construído a Baleia-Franca-do-Atlântico-Norte, o trabalho escolhido para representar a escola foi o Polvo Kaharoa pela diversidade de materiais e terem conseguido representar melhor o que projetaram.

Peça representativa do animal escolhido (trabalho final):

Processo de construção da peça representativa do animal escolhido:

Detalhe da peça representativa do animal escolhido, onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:

Peça representativa do animal escolhido no espaço escola:

Mensagens inerentes ao Dia Internacional da Biodiversidade e ao contributo da reciclagem para a sustentabilidade:
Preserva a natureza e as espécies ameaçadas a nível mundial.
Utilização de materiais recicláveis e reutilização de materiais, promovendo a sustentabilidade.

Memória descritiva:
Este projeto foi acolhido pelas 3 turmas do 3.º ano da EBISC, que também já tinham participado no Concurso "Leva a tua Turma ao Oceanário".
Como estas turmas tinham feito uma pesquisa sobre animais marinhos em vias de extinção, aproveitamos o trabalho feito previamente, para em grupos de 4 a 5 elementos, se decidir a espécie que iriam representar.
Cada grupo fez um projeto com a espécie que queriam representar e com os materiais que pretendiam utilizar,
As estruturas das espécies foram construída com garrafões, tubos de cartão e tampas. No revestimento utilizaram folha EVA amarela e dourada, recortes de embalagens da Compal, marcadores e cola.
Este trabalho de grupo promoveu a cooperação e a troca de ideias, ajudou a aprimorar a comunicação, a resolução de problemas, a tolerância e a capacidade de trabalhar em equipa. Desenvolveram a consciencialização da importância da conservação das espécies e da natureza e a sustentabilidade.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO

Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação Programa Eco-Escolas