Trabalhos 2024/25
Escola Básica de Ammaia (Marvão)
Escalão: Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Nome do Animal escolhido:
Água-de-bonelli
Quais as razões que levaram à escolha desta Espécie?
A águia-de-bonelli foi a nossa escolha por se tratar do símbolo do Parque Natural da Serra de S. Mamede e a nossa escola estar localizada no concelho de Marvão, um dos conselhos do Parque.
Esta águia é uma ave de rapina que nidifica em zonas escarpadas da Serra de S. Mamede possuindo, em termos de conservação, o estatuto de VU - Vulnerável (Lista Vermelha de Aves de Portugal Continental 2022).
Estudar esta ave permitiu: Sensibilizar os alunos para a conservação da biodiversidade local; Explorar temas como cadeias alimentares, ecossistemas, ameaças ambientais e a importância de áreas protegidas; Fomentar o sentido de pertença e responsabilidade ambiental, ao dar a conhecer uma espécie emblemática do território onde vivem.
Peça representativa do animal escolhido (trabalho final):
Processo de construção da peça representativa do animal escolhido:
Detalhe da peça representativa do animal escolhido, onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:
Peça representativa do animal escolhido no espaço escola:
Mensagens inerentes ao Dia Internacional da Biodiversidade e ao contributo da reciclagem para a sustentabilidade:
"Proteger a biodiversidade é proteger o futuro do planeta."
"Cuidar da biodiversidade é cuidar de nós."
"Cada espécie conta. Cada gesto importa."
"Recicla hoje para garantir o amanhã."
"Sustentabilidade começa no ecoponto."
"Reciclar é respeitar a biodiversidade."
Memória descritiva:
Este trabalho foi feito em parceria com a biblioteca escolar e a professora de Ciências Naturais do 2.ºciclo.
- Foi discutido e selecionado o animal a trabalhar, nas aulas de Ciências Naturais do 5.ºano;
- Foram feitas pesquisas sobre as caraterísticas do animal selecionado (Águia-de-bonelli), na biblioteca escolar;
- Foram apresentadas as pesquisas nas aulas de Ciências Naturais do 5.ºano;
Foi elaborado o trabalho plástico, na biblioteca escolar, durante os intervalos e as horas de almoço dos alunos do 2.ºciclo;
- O trabalho ficou exposto na biblioteca escolar.