Trabalhos 2024/25
Escola EB do Ramalhal (Torres Vedras)
Escalão: Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Nome do Animal escolhido:
Ruivaco do Oeste
Quais as razões que levaram à escolha desta Espécie?
1- É o peixe do nosso rio
O Ruivaco vive no Rio Alcabrichel, que passa ao pé da nossa escola e é o rio da nossa freguesia. As crianças sentem-se ligadas ao rio e quiseram homenagear um dos seus peixes mais especiais.
2-Esteve quase a desaparecer
As crianças aprenderam que o Ruivaco-do-Oeste esteve em risco de desaparecer por causa da poluição. Ao escolhê-lo, quiseram mostrar que os animais do nosso rio precisam de proteção.
3 - A escola ajudou a devolver o ruivaco ao rio
A nossa escola participou numa atividade de repovoamento do rio, com a ajuda do Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras e do Aquário Vasco da Gama. As crianças ficaram muito entusiasmadas por ajudar um peixe de verdade a voltar a casa.
4 - Somos guardiões do rio e do ruivaco
Na nossa escola, fizemos um compromisso: sermos guardiões do Rio Alcabrichel e dos seus animais. Escolher o ruivaco foi uma forma de mostrar esse compromisso.
5 - É um peixe bonito e único
O Ruivaco-do-Oeste tem cores bonitas e vive só em alguns rios de Portugal. As crianças gostaram muito da sua forma e quiseram representá-lo com criatividade.
Peça representativa do animal escolhido (trabalho final):
Processo de construção da peça representativa do animal escolhido:
Detalhe da peça representativa do animal escolhido, onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:
Peça representativa do animal escolhido no espaço escola:
Mensagens inerentes ao Dia Internacional da Biodiversidade e ao contributo da reciclagem para a sustentabilidade:
– A natureza tem muitos animais e plantas diferentes!
– Isso chama-se biodiversidade!
– Se cuidarmos deles, todos vivem melhor!
– O ruivaco-do-oeste é um peixe do nosso rio!
– Estava a desaparecer… mas nós ajudámos a trazê-lo de volta!
– Fomos ao rio Alcabrichel e fizemos parte do repovoamento!
– Somos os guardiões do rio e dos seus peixes!
– Também aprendemos que reciclar ajuda a natureza!
– Fizemos o nosso peixe com lixo que já não servia.
– Usámos embalagens Tetra Pak da Compal!
– Com elas demos cor e forma ao nosso ruivaco!
– Reciclar é dar uma nova vida às coisas!
– Quando reciclamos, o planeta fica mais limpo!
– E os animais têm mais espaço para viver felizes!
– Somos pequenos, mas já fazemos grandes coisas!
– Cuidar da natureza é divertido e muito importante!
Memória descritiva:
O trabalho teve como tema central o Ruivaco-do-Oeste, uma espécie de peixe de água doce ligada ao Rio Alcabrichel, que passa junto à escola. Esta espécie encontra-se em risco e tem sido alvo de ações de repovoamento, nas quais a escola tem participado ativamente.
A escolha do ruivaco foi motivada pelo trabalho de sensibilização realizado pelos colegas do 4.º ano, que partilharam com as crianças do pré-escolar uma apresentação sobre o peixe, o seu habitat e a importância da biodiversidade. Esta articulação interturmas despertou o interesse das crianças mais novas, que decidiram “ajudar a proteger o ruivaco” através da arte e da reciclagem.
A construção foi realizada com materiais reutilizados, com destaque para:
Embalagens Tetra Pak da marca Compal, utilizadas no revestimento do peixe, recorte das barbatanas e aplicação de detalhes decorativos;
Cartão reaproveitado como estrutura de base;
Cola, fita adesiva e tintas à base de água (materiais auxiliares não poluentes).
Metodologia e Envolvimento dos Alunos
Exploração do tema e sensibilização ambiental
Os colegas do 4.º ano apresentaram, com recurso a imagens e linguagem simples, os principais aspetos do ruivaco e da biodiversidade dos rios. Houve diálogo, perguntas e partilha de ideias entre os grupos.
Recolha e seleção de materiais
As crianças, com a ajuda das famílias, recolheram embalagens Compal e materiais recicláveis. Em sala, identificaram o símbolo da marca e prepararam os materiais para a construção.
Construção do ruivaco
O peixe foi criado em grupo, promovendo:
Recorte e colagem das embalagens;
Montagem da estrutura com cartão e materiais reutilizados;
Aplicação de texturas e formas para representar escamas, olhos e barbatanas;
Discussão sobre a função de cada parte do corpo do peixe.
Reflexão e partilha
No final, as crianças verbalizaram o que aprenderam e foram convidadas a deixar mensagens para o planeta e para o ruivaco, valorizando a biodiversidade e o papel da reciclagem.
Objetivos Desenvolvidos
Valorizar a biodiversidade local e o papel das espécies ameaçadas;
Promover a educação ambiental e a reciclagem desde cedo;
Estimular a criatividade e o trabalho colaborativo;
Reforçar o sentido de responsabilidade ecológica nas crianças.
Sala 01, Educadora Ana Guerra e Assistente Ana Luísa Martinho