Trabalhos 2024/25
Centro Infantil João de Deus (Coimbra)
Escalão: Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Nome do Animal escolhido:
Tartaruga marinha
Quais as razões que levaram à escolha desta Espécie?
Razões da escolha do animal: na nossa instituição existia uma tartaruga de aquário, por todos acarinhada. Por ser já um animal relativamente familiar às crianças e também muito querido para elas, a escolha do animal para projeto recaiu sobre as tartarugas marinhas.
Peça representativa do animal escolhido (trabalho final):
Processo de construção da peça representativa do animal escolhido:
- 9d51e479-54a2-48af-b93e-8c4f1fd25df3.jpeg
- b23dc6a3-0082-4a5c-a3ca-b5606e0a175e.jpeg
- 26638405-f2af-4ea5-9ca0-43bd51237b4f.jpeg
Detalhe da peça representativa do animal escolhido, onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:
Peça representativa do animal escolhido no espaço escola:
Mensagens inerentes ao Dia Internacional da Biodiversidade e ao contributo da reciclagem para a sustentabilidade:
Mensagens inerentes: foi elaborado com as crianças dos 4 e 5 anos um placard, colocado no hall de entrada da nossa escola, com uma mensagem impactante que pretendemos passar e transmitir para toda a comunidade educativa. Nele pode ler-se “Sim, é verdade! Algumas espécies de tartarugas marinhas estão em vias de extinção. A mudança e a ajuda começam em ti!”. Pretendeu-se alertar as pessoas para o facto destes animais estarem nesta frágil situação e reforçar (através de elementos chave colocados na peça elaborada) a necessidade de reduzirmos o consumo dos plásticos e de tudo o que possa poluir os nossos oceanos.
Memória descritiva:
Memória descritiva do processo de construção da peça
Para a construção da peça foram utilizados os seguintes materiais:
1. Pedaço de cartão duro
2. Arame
3. Agrafos
4. Cola branca
5. tesouras
6. Revistas
7. Embalagens de sumo da compal
8. Tinta guache amarela
9. Cartolina eva
10. 1 saco plástico
11. Rede pesqueira
Em todas as etapas da elaboração da peça, participaram a maioria das crianças do ensino pré-escolar da nossa instituição, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Com a ajuda do professor coordenador, as crianças participaram de forma ativa, rasgando, colando, pintando e agrafando.