Trabalhos 2024/25

Escola EB e Secundária Arqueólogo Mário Cardoso (Guimarães)

Escalão:  Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Nome do Animal escolhido:
Lince Ibérico

Nome Científico da Espécie:
Lynx pardinus

Quais as razões que levaram à escolha desta Espécie?
A turma escolheu o lince ibérico como tema do trabalho porque é um animal muito especial e que vive apenas em Portugal e em Espanha. Está em perigo de extinção, o que quer dizer que existem muito poucos no mundo, e por isso acharam importante dar a conhecer este problema. Além disso, o lince ibérico é bonito, misterioso e faz parte da natureza do nosso país. Ao trabalharem este animal, aprenderam mais sobre a importância de proteger a natureza e de cuidar dos animais.

Peça representativa do animal escolhido (trabalho final):

Processo de construção da peça representativa do animal escolhido:

Detalhe da peça representativa do animal escolhido, onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:

Peça representativa do animal escolhido no espaço escola:

Mensagens inerentes ao Dia Internacional da Biodiversidade e ao contributo da reciclagem para a sustentabilidade:
Proteger o lince ibérico é proteger a nossa biodiversidade.
Reciclar também ajuda o lince ibérico e outros animais: menos lixo, mais Natureza!
São estas mensagens que os alunos pensaram para alertar a comunidade escolar-

Memória descritiva:
Os alunos da turma 5ºE, com orientação de professora de Educação Visual e Educação Tecnológica e após escolha e pesquisa do animal, fizeram estrutura usando arame; depois, preencheram o interior usaram uma embalagem de Compal de 1 litro - dada a dificuldade em ligá-la à estrutura, foi forrada com várias camadas de papel de jornal. O conjunto foi posteriormente preenchida com fita cola de pintor, o que revelou ser a solução ideal para conseguir suportar o interior e simultaneamente conseguir o equilíbrio correto para manter a figura de pé e estável. O conjunto foi revestido com cola branca.
Só então se passou ao revestimento. Aí, os alunos - incluindo o aluno autista - foram às salas e recolheram embalagens Compal dos ecobags amarelos; dedicaram-se então a colar pedaços de embalagens (as partes mais amarelas), de uma velha lista telefónica (Páginas Amarelas). O selo da TetraPak aparece destacado nos olhos e as embalagens Compal ganham destaque nos bigodes.
A atividade ocupou entre 6 a 8 tempos letivos.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO

Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação Programa Eco-Escolas