Trabalhos 2024/25
Escola EB 2,3 de Gualtar (Braga)
Escalão: Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Nome do Animal escolhido:
Tartaruga comum
Quais as razões que levaram à escolha desta Espécie?
A tartaruga-comum é uma espécie emblemática dos oceanos e está presente nas águas costeiras portuguesas, especialmente na zona do Algarve. Foi escolhida por estar ameaçada devido à poluição dos mares, capturas acidentais em redes de pesca, perda de habitat e alterações climáticas.
Proteger esta espécie é proteger a biodiversidade marinha e alertar para a necessidade urgente de cuidarmos dos nossos oceanos. Além disso, as tartarugas são um símbolo de resistência, sabedoria e equilíbrio ambiental, tornando-se um poderoso exemplo da importância da conservação das espécies.
Peça representativa do animal escolhido (trabalho final):
Processo de construção da peça representativa do animal escolhido:
- WhatsApp Image 2025-06-13 at 10.28.00.jpeg
- WhatsApp Image 2025-06-13 at 10.28.00 (1).jpeg
- WhatsApp Image 2025-06-13 at 10.32.03.jpeg
Detalhe da peça representativa do animal escolhido, onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:
Peça representativa do animal escolhido no espaço escola:
Mensagens inerentes ao Dia Internacional da Biodiversidade e ao contributo da reciclagem para a sustentabilidade:
"Proteger a biodiversidade é proteger o futuro da vida na Terra."
"A diversidade da natureza é a nossa maior riqueza. Vamos preservá-la!"
"Cada espécie tem um papel. Cada vida conta."
"Mais biodiversidade, mais equilíbrio, mais vida!"
"Cuidar da natureza é cuidar de nós."
Memória descritiva:
Como desafio foi-nos proposto construir, uma peça representativa da “Fauna Autóctone ou uma espécie Ameaçada a Nível Mundial” de cor amarela com dimensões máximas de 100x100cm, com embalagens da TETRA Pack da Marca Compal. Deverá aparecer em destaque utilização destas embalagens e o selo FSC.
Começamos em interdisciplinaridade com Educação Tecnológica e Ciências Naturais por abordar o tema sobre os animais em vias de extinção assim como os seus habitantes a fim de promover uma sensibilização sobre o assunto. Foi proposto ainda fazerem uma pequena pesquisa sobre o tema em questão.
Dos amimais em pesquisa optamos por trabalhar a Tartaruga.
Modo de execução:
Materiais: Embalagem de TETRA PAK/ da Compal, tinta acrílica amarela, fios de lã amarela e tesouras, agulhas de lã, papel manteigueiro, pincéis, cola quente.
Para a elaboração do projeto:
Começamos por pesquisar imagens de tartarugas. Solicitamos aos alunos que fizessem uma cópia. Baseada na cópia fizeram a representação da mesma em papel cavalinho A4. Dos trabalhos apresentados selecionamos uma das tartarugas. Ampliamos para uma folha de jornal e fizemos os respectivos moldes, recortamos as diferentes partes que compõem o corpo do animal: carapaça, nadeiras (patas dianteiras e traseiras), cabeça e cauda.
Preparamos as embalagens:
Escolhemos a treta packs onde predominava o amarelo.
Abrimos e lavamos as mesmas.
Para o corpo: unimos 6 embalagens dos pacotes grandes de Compal. Repetimos o processo. Cosemos uns aos outros com fio de lã amarela.
Repetimos o processo. Passamos molde para a treta pack e recortamos.
Para as patas e restantes elementos adoptamos o mesmo procedimento.
Depois das formas recortadas cosemos com fios de lã de cor amarela.
Enchemos o corpo, membros, cabeça e cauda com desperdícios de fios de lã.
Para a execução da carcaça: traçamos vinte e um hexágonos com diferentes dimensões a fim de criar alguma volumetria. Unimos os maiores uns aos outros e colocamos os menores sobrepostos.
Para os olhos colamos duas tampas de plástico, uma dentro da outra, e no interior da tampa colamos o símbolo Tetra Pak; colamos na cabeça da tartaruga.
Por fim colocamos uma ligeira mancha de tinta amarela, nas partes superiores da tartaruga.
Dimensão da tartaruga = 80 cm x78 cm
Durante todo o processo, tentamos utilizar o mínimo possível de materiais pouco amigos do ambiente e reutilizar materiais existentes.
O trabalho foi realizado por um grupo de alunos do 5º G e 6º E no âmbito do Projeto Eco Escolas, disciplina de Educação Tecnológica, Educação Visual e Ciências da Natureza.