Trabalhos 2024/25

Centro Comunitário da Nogueira (Santa Cruz)

Escalão:  Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Nome do Animal escolhido:
Tartaruga Comum

Nome Científico da Espécie:
Caretta caretta

Quais as razões que levaram à escolha desta Espécie?
Após pesquisa feita com os alunos acerca de animais em vias de extinção, ficou decidido incidirmos o nosso trabalho na Tartaruga Comum. É uma tartaruga que em Portugal ocorre com frequência nos Açores e na Madeira, onde é considerada uma espécie visitante. Na Madeira uma das ameaças constantes é a captura acidental por artes de pesca. Tendo em conta toda a pesquisa ficou decidido por todos idealizarmos a nossa tartaruga, o que de início não foi nada fácil, pois não sabíamos como seria a sua estrutura.

Peça representativa do animal escolhido (trabalho final):

Processo de construção da peça representativa do animal escolhido:

Detalhe da peça representativa do animal escolhido, onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:

Peça representativa do animal escolhido no espaço escola:

Mensagens inerentes ao Dia Internacional da Biodiversidade e ao contributo da reciclagem para a sustentabilidade:
Com este trabalho deixámos bem claro a importância ao reutilizarmos, para o bem das gerações vindouras, de forma a garantir uma vida futura com melhor qualidade. A importância de protegermos a Natureza para que hajam poucas alterações da mesma, mantendo-se cuidada. Entender que tudo o que nos rodeia, seja a nível terrestre ou marinho, existe para que haja vida. Somos todos necessários ao bem estar da natureza.

Memória descritiva:
Este foi um trabalho muito enriquecedor, desde o trabalho de pesquisa à concretização da tartaruga. Todos concordaram com a elaboração da tartaruga mas inicialmente não sabíamos qual seria a estrutura utilizada. Como temos muitas embalagens plásticas trazidas pelos alunos, decidimos utilizar uma embalagem grande para representar o corpo da tartaruga e outras mais pequenas para a cabeça e patas. Montamos primeiro esta estrutura plástica e de seguida passamos à colagem dos vários recortes das embalagens da Compal. Os selos foram utilizados na representação dos olhos e os restantes foram colocados na "carapaça" da tartaruga. Foi muito gratificante observar o interesse pelos alunos na realização deste trabalho, principalmente porque são alunos de uma faixa etária mais elevada, mas preocupados com estas questões ambientais.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO

Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação Programa Eco-Escolas