Trabalhos 2024/25
Escola Básica com Secundária Padre António Morais de Fonseca - Centro Escolar da Saldida (Murtosa)
Escalão: Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Nome do Animal escolhido:
Cegonha - branca
Quais as razões que levaram à escolha desta Espécie?
A escolha da cegonha - branca deve-se ao facto de vivermos na Murtosa, uma região onde esta ave é presença frequente e característica da nossa zona, sendo facilmente avistada em campos agrícolas, zonas húmidas e torres de nidificação. Esta ligação local reforça o valor simbólico e educativo do trabalho, aproximando os alunos e a comunidade da sua realidade natural envolvente, assim como, a necessidade de proteger os habitats naturais e a coexistência harmoniosa entre o ser humano e a natureza.
Peça representativa do animal escolhido (trabalho final):
Processo de construção da peça representativa do animal escolhido:
Detalhe da peça representativa do animal escolhido, onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:
Peça representativa do animal escolhido no espaço escola:
Mensagens inerentes ao Dia Internacional da Biodiversidade e ao contributo da reciclagem para a sustentabilidade:
Proteger a biodiversidade é cuidar do planeta e um dever para com todas as espécies.
A biodiversidade é a base da vida, devemos proteger e preservar os habitats, as espécies e… nós.
Celebrar a biodiversidade é conservar as espécies e a esperança.
Com pequenas ações podemos gerar grandes impactos.
Memória descritiva:
No âmbito do projeto Eco escolas, a turma A2 sob orientação da professora titular, do Centro Escolar da Saldida, participou no desafio “Cuidar dos Animais, Cuidar do Ambiente”, que consistiu na construção de uma peça representativa da Fauna Autóctone, com a cor predominante amarela e com a utilização das embalagens da Tetra pak da Marca Compal.
Para a construção da escultura da cegonha, os alunos começaram por amassar papel de jornal para a construção do corpo. Abriram-se as embalagens da Compal e foram desenhados e recortados moldes em forma de pena de vários tamanhos para o revestimento do corpo da cegonha. Para o pescoço foi reaproveitado uma barra flutuante de natação, a cabeça foi formada com papel de jornal amassado, tudo isto foi preso ao corpo com fita cola castanha e de papel. Na decoração do pescoço e da cabeça, os alunos recortaram partes amarelas das embalagens em forma de quadrado. Para o bico, de uma embalagem aberta fez-se um cone e para as patas reaproveitaram-se canas, unidas com fita cola, que foram coladas no corpo da cegonha. Todas as peças foram coladas com cola quente, numa base de cartão e em espuma de isolamento, para que a escultura ficasse de pé.
O ninho foi construído com palhas e paus recolhidos pelos alunos. Como materiais complementares foram utilizados jornais, fita cola castanha e de papel, espuma de isolamento, cartão, cola quente e elementos naturais recolhidos de forma sustentável. Todos os materiais foram manipulados com cuidado. As proporções e dimensões estabelecidas no regulamento do trabalho foram cumpridas.
Este trabalho pretende ser um testemunho artístico e ecológico, promovendo a reflexão e o compromisso de todos na defesa do património natural. Através da arte e da reutilização criativa de materiais, celebramos a vida em todas as suas formas e reforçamos a urgência de agir em interesse da conservação do planeta.