Trabalhos 2024/25

Escola Profissional de Aveiro (Aveiro)

Escalão:  Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Nome do Animal escolhido:
Tartaruga Verde Gigante

Nome Científico da Espécie:
Chelonia mydas

Quais as razões que levaram à escolha desta Espécie?
Razões para a escolha da Tartaruga Verde como foco das atividades
???? Espécie em perigo de extinção
A Tartaruga Verde é uma das sete espécies de tartarugas marinhas existentes e encontra-se classificada como ameaçada pela Lista Vermelha da IUCN. Esta condição faz dela um exemplo concreto e atual dos desafios que afetam a biodiversidade marinha.
???? Forte ligação ao tema do oceano e da poluição marinha
Esta espécie vive em ambientes marinhos tropicais e subtropicais, sendo fortemente afetada pela poluição dos oceanos, como o plástico e os resíduos flutuantes. Isso estabelece uma ligação direta com os conteúdos abordados nas atividades, como a importância da reciclagem e do respeito pelo mar.
♻️ Representa a importância da reciclagem para a preservação da vida marinha
Muitos resíduos que acabam no oceano (como embalagens, redes, sacos plásticos) colocam em risco espécies como a Tartaruga Verde, que pode confundir plástico com alimento. A escolha desta espécie reforça a mensagem de que reciclar é salvar vidas.
???? Apelo visual e emocional para crianças
A tartaruga é um animal facilmente reconhecido pelas crianças e possui uma imagem simpática e cativante, o que facilita a identificação afetiva e o envolvimento emocional. Isso favorece a empatia e o desejo de proteger o animal.
???? Símbolo de longevidade e equilíbrio ecológico
A Tartaruga Verde pode viver muitas décadas e percorre longas distâncias no oceano, sendo um símbolo de resiliência e ligação entre ecossistemas. A sua proteção representa a conservação de toda uma cadeia ecológica.
???? Facilita a abordagem educativa interativa
Através da Tartaruga Verde é possível abordar temas como:
Ciclos de vida dos animais marinhos
Ameaças provocadas pelo ser humano
Soluções sustentáveis e boas práticas ambientais
Isto permite criar atividades lúdico-didáticas alinhadas com os objetivos do Programa Eco-Escolas.
???? Alinhamento com os objetivos do desafio "Cuidar dos Animais, Cuidar do Ambiente"
A escolha da Tartaruga Verde responde de forma exemplar ao apelo do concurso: refletir sobre a proteção de uma espécie ameaçada e criar uma ação educativa e artística com impacto social e ambiental.

Peça representativa do animal escolhido (trabalho final):

Processo de construção da peça representativa do animal escolhido:

Detalhe da peça representativa do animal escolhido, onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:

Peça representativa do animal escolhido no espaço escola:

Mensagens inerentes ao Dia Internacional da Biodiversidade e ao contributo da reciclagem para a sustentabilidade:
Biodiversidade é Vida, Conservá-la é o Nosso Dever!

Memória descritiva:
Memória Descritiva – Construção da Tartaruga Verde
Projeto Eco-Escolas: "Cuidar dos Animais, Cuidar do Ambiente"
Entidades envolvidas: Escola Profissional de Aveiro – Equipas 4DW e 4DQ, e Casa da
Vera Cruz – Pré-escolar
Data da(s) atividade(s):
- Atividade 1: dia 27 de março de 2025 na Casa Vera Cruz;
- Atividade 2: sessões de trabalho decorridas entre os dias 4 a 9 de junho.
1. Contextualização
No âmbito do projeto Eco-Escolas e do desafio “Cuidar dos Animais, Cuidar do
Ambiente”, as turmas 4DW e 4DQ da Escola Profissional de Aveiro dinamizaram
atividades pedagógicas e criativas, tembém com as crianças do pré-escolar da Casa da
Vera Cruz, com o objetivo de promover a educação ambiental e a preservação da
biodiversidade marinha.
Como símbolo do projeto, foi construída uma Tartaruga Verde gigante, em materiais
reutilizados e recicláveis, integrando as orientações do regulamento do concurso. A
ação envolveu momentos de diálogo, arte e reflexão, com o objetivo de fomentar nos
mais pequenos atitudes conscientes e protetoras do meio ambiente.
2. Objetivos
• Sensibilizar para a preservação dos oceanos e das espécies marinhas, em
especial a Tartaruga Verde.
• Desenvolver a criatividade e o espírito colaborativo entre diferentes faixas
etárias.
• Promover a reutilização e valorização de materiais recicláveis, como cartão e
embalagens Tetra Pak.
• Criar uma peça artística com função educativa, que transmita uma mensagem
clara de proteção ambiental.
• Reforçar, através da arte e da palavra, o dever coletivo de cuidar da
biodiversidade.
3. Descrição das Atividades
Atividade 1: “As Maravilhas do Mar” – Equipa 4DW
A atividade, com duração aproximada de 60 minutos, foi organizada em quatro
momentos principais:
1. Introdução – “O Mar e as suas Maravilhas” (15 min)
Conversa participativa com as crianças da Casa Vera Cruz sobre o oceano, com
perguntas e respostas sobre os animais marinhos.
2. Desenvolvimento – “Os Animais Marinhos e as suas Ameaças” (15 min)
Apresentação de espécies marinhas ameaçadas, com destaque para a Tartaruga Verde,
explicando de forma acessível os perigos que enfrentam.
3. Atividade Criativa – “Dar Cor à Tartaruga Verde” (30 min)
Pintura coletiva da estrutura da tartaruga com tintas preparadas pela equipa 4 DW.
Durante a pintura, conversou-se com as crianças sobre como a reciclagem e atitudes
diárias ajudam a preservar o mar.
4. Conclusão – Reflexão (10 min)
Partilha entre as crianças sobre o que mais gostaram e o que aprenderam, reforçando o
compromisso com a proteção do oceano.
Atividade 2: Construção da Carapaça – Equipa 4DQ
A equipa 4DQ ficou responsável pela construção da carapaça da tartaruga, utilizando
embalagens Tetra Pak da marca Compal:
• Utilização de pacotes Tetra Pak da Compal de 200 mL;
• Os pacotes foram colados com cola quente e agrafados, formando uma estrutura
tridimensional;
• A carapaça foi pintada de amarelo;
• Os logótipos exigidos pelo regulamento (Compal, Tetra Pak) foram integrados
de forma visível.
Este trabalho destacou-se pelo aproveitamento criativo de resíduos de embalagem,
promovendo a economia circular e a responsabilidade ecológica.
Complemento Visual: Placa de Sensibilização – Equipa 4DQ
Para reforçar a mensagem do projeto, a equipa 4DQ construiu ainda uma placa de
sensibilização ambiental, associada à tartaruga. A placa incluía a mensagem:
"Biodiversidade é vida, conservá-la é o nosso dever."
Materiais utilizados:
• Madeira reciclada (base da placa)
• 2 conchas naturais (elementos decorativos)
• Tinta preta (para inscrição da mensagem)
Esta placa foi colocada junto à tartaruga construída, funcionando como elemento visual
e educativo, reforçando o impacto da ação junto da comunidade educativa e visitantes.
4. Materiais Utilizados
Estrutura da Tartaruga (Equipa 4DW):
• Cartão reutilizado
• Jornal
• Cola quente
• Fita cola de papel
• Tintas
Carapaça (Equipa 4DQ):
• Embalagens Tetra Pak da Compal (200 mL)
• Cola quente
• Agrafador
• Tinta amarela
• Logótipos (Eco-Escolas, Compal, Tetra Pak)
Placa de Sensibilização (Equipa 4DQ):
• Madeira reutilizada
• Conchas naturais
• Tinta preta
5. Mensagem Final
A construção da tartaruga e da respetiva mensagem de sensibilização resultaram de um
trabalho colaborativo entre alunos e crianças, com forte ênfase na educação para a
sustentabilidade e valorização dos recursos.
Mais do que uma escultura, esta tartaruga representa um compromisso coletivo com o
futuro do planeta e da vida marinha, e destaca o poder da educação ambiental desde a
infância.

INICIATIVA

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COORDENAÇÃO

Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação Programa Eco-Escolas