Trabalhos 2024/25
Escola EB 2,3/S de Tarouca Dr. José Leite Vasconcelos (Tarouca)
Escalão: Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Nome do Animal escolhido:
Raposa-vermelha
Quais as razões que levaram à escolha desta Espécie?
Durante as aulas de Expressão Dramática foi explorado o livro “O Principezinho” e, tendo em conta toda a envolvente da história, decidimos realizar a nossa construção baseada na raposa-vermelha. Este livro também nos permitiu refletir sobre a importância de valorizar a vida em todas as suas formas, de cuidar do ambiente, de reconhecer a singularidade de cada ser vivo, da responsabilidade e do valor de cuidar de algo que é nosso, ou seja, de cuidar do nosso planeta, onde cada espécie, por mais pequena que seja, desempenha um papel importante no ecossistema. Proteger a biodiversidade é um dever de todos nós. A raposa é alvo de várias ameaças: perseguição direta, nomeadamente caça ilegal e envenenamento; atropelamentos; destruição e fragmentação do seu habitat.
Peça representativa do animal escolhido (trabalho final):
Processo de construção da peça representativa do animal escolhido:
Detalhe da peça representativa do animal escolhido, onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:
Peça representativa do animal escolhido no espaço escola:
Mensagens inerentes ao Dia Internacional da Biodiversidade e ao contributo da reciclagem para a sustentabilidade:
Somos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos. O mundo é único para nós
Memória descritiva:
Intervenientes: Este trabalho contou com a participação de 19 alunos do 3.º ano, de oito e nove anos, da turma C do Centro Escolar de Tarouca e das docentes Mafalda Jerónimo, Dina Laranjo, Sara Cunha e Maria do Céu Almeida (Titular da Turma).
Técnicas: construção com técnica Low Poly, collage, recorte, pintura e dobragem.
Materiais: 80 embalagens pequenas e 56 embalagens grandes da Tetra Pak da marca Compal; massa acrílica; cola UHU; cola branca; cola quente; fotocópias dos moldes ampliados; ferramenta para dobrar e vincar; aguarelas; lápis de cera; tinta acrílica amarela; Sizzix e cortantes de letras metálicos.
Metodologia:
Depois da escolha do animal, cada aluno ficou incumbido da recolha de embalagens da Tetra Pak da marca Compal. Começamos, então, o planeamento da construção, usando a técnica Low Poly, que é uma forma de criar arte em 3D através da junção de faces geométricas. Visto fazermos a recolha das tampas das garrafas, dos iogurtes e dos sumos, decidimos dar à nossa construção a utilidade de armazenamento dessas rolhas. A construção foi inteira e unicamente realizada com pacotes da marca Compal, desde a raposa, o mundo, a flor, o regador, até às letras. Todos os alunos da turma participaram no processo de construção da raposinha.
Passo a passo:
1. Lavagem dos pacotes e recorte de todos os símbolos necessários.
2. Separação da folha do Compal e do papel-cartão/alumínio.
3. Corte de todas as peças do molde;
4. Contorno das mesmas no papel cartão/alumínio;
5. Vinco e dobragem das peças;
6. Montagem e colagem das mesmas;
7. Corte da folha da Compal em pedaços;
8. Colagem dos pedaços com cola branca;
9. Aplicação da massa acrílica sobre a peça;
10. Pintura de algumas partes da peça com tinta aguarela amarela.
11. Construção da rosa e colagem do símbolo “Protege o que é bom” no caule.
12. Construção e pintura do regador;
13. Colagem da mensagem e dos continentes no mundo;
14. Montagem de todas as peças.