Trabalhos 2024/25

Escola Básica do Vale de S. Torcato (Guimarães)

Escalão:  Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Nome do Animal escolhido:
Cisne-selvagem

Nome Científico da Espécie:
Cygnus cygnus

Quais as razões que levaram à escolha desta Espécie?
Razões que levaram à escolha desta espécie:
Os alunos do Clube Eco-Escolas da Escola Básica do Vale de S. Torcato escolheram o cisne-selvagem (Cygnus cygnus) para simbolizar a nossa missão de cuidar da natureza e proteger as espécies em risco. Esta escolha reflete tanto a beleza e importância do cisne como a urgência da sua preservação, uma vez que o cisne-selvagem é uma espécie que, embora majestosa, encontra-se ameaçada por várias questões ambientais, como a destruição dos seus habitats naturais, a poluição da água e as alterações climáticas.
Além disso, a escolha do cisne está profundamente ligada aos valores de aprendizagem da nossa escola, que entende que a educação ambiental deve ir além das salas de aula e envolver os alunos em projetos concretos que estimulam a reflexão sobre a natureza e o nosso impacto sobre ela. "Aprende-se com a Natureza" é o nosso lema, e a presença do cisne-selvagem é um lembrete de que todos nós somos responsáveis pela preservação do nosso planeta.
O cisne-selvagem foi também escolhido por estar em perigo de extinção, e os alunos quiseram destacar que a sua preservação está diretamente ligada à proteção dos habitats naturais, como os prados e os lagos, que são vitais tanto para o cisne quanto para muitas outras espécies.
Para reforçar esta mensagem, os alunos também decidiram associar o cisne-selvagem à flor Ranunculus henriquesii, uma planta endémica de Portugal e também ameaçada de extinção. Ambas as espécies compartilham a vulnerabilidade frente às ameaças ambientais, tornando esta escolha simbólica não apenas de proteção à biodiversidade, mas também de sensibilização para a importância da preservação do nosso património natural.
Ao escolherem o cisne-selvagem e os ranúnculos, os alunos procuram dar visibilidade a espécies raras e ameaçadas, ao mesmo tempo em que promovem o compromisso com a sustentabilidade e a importância da reciclagem na conservação do meio ambiente. Acreditamos que é fundamental educar e inspirar a próxima geração para que compreenda que, ao proteger as espécies, estamos também a garantir a preservação do nosso planeta para as futuras gerações.

Peça representativa do animal escolhido (trabalho final):

Processo de construção da peça representativa do animal escolhido:

Detalhe da peça representativa do animal escolhido, onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:

Peça representativa do animal escolhido no espaço escola:

Mensagens inerentes ao Dia Internacional da Biodiversidade e ao contributo da reciclagem para a sustentabilidade:
Mensagens para o Dia Internacional da Biodiversidade:
• A biodiversidade é a base da vida no nosso planeta. Celebrá-la é reconhecer a riqueza que nos rodeia e entender que a sua preservação é vital para a nossa sobrevivência e bem-estar;
• Cada espécie, cada planta, cada animal desempenha um papel único no equilíbrio da natureza. No Dia Internacional da Biodiversidade, lembre-se: proteger a biodiversidade é proteger o nosso futuro;
• A biodiversidade é o nosso maior tesouro natural. Se queremos um futuro sustentável, precisamos garantir que todas as espécies, grandes e pequenas, continuem a existir em harmonia com os ecossistemas;
• Reciclar é mais do que separar lixo, é dar uma nova vida aos materiais, reduzir desperdícios e conservar os recursos naturais. Um pequeno gesto de cada um faz uma grande diferença para o planeta;
• A reciclagem não é apenas uma responsabilidade, é uma oportunidade de contribuir para um futuro mais verde e sustentável. Ao reciclar, estamos a preservar a biodiversidade e a cuidar da nossa casa comum: a Terra;
• Cada embalagem reciclada é um passo em direção a um planeta mais limpo e saudável. Se todos fizermos a nossa parte, podemos reduzir a poluição e proteger a biodiversidade que sustenta a vida no planeta.
• A natureza não cria lixo. Nós sim. A reciclagem é a chave para reduzir o impacto que causamos no planeta. Juntos, podemos construir um mundo onde a sustentabilidade seja uma realidade;
• Reciclar é uma forma de respeitar a natureza e a vida que ela sustenta. Menos lixo, mais vida – é simples, é sustentável e faz toda a diferença.

Memória descritiva:
O trabalho foi realizado pelos alunos da Escola Básica do Vale de S. Torcato, que frequentam o Clube Eco-Torcatinho, com idades compreendidas entre os 9 e os 12 anos. Os Torcatinho escolheram o cisne-selvagem (Cygnus cygnus) como símbolo do equilíbrio entre a vida animal e a conservação ambiental. Esta escolha resultou da visualização de vídeos educativos sobre biodiversidade e espécies em vias de extinção, que os sensibilizaram para a importância da preservação de habitats naturais.
O cisne-selvagem, uma ave rara em Portugal, enfrenta várias ameaças, como a destruição de habitats, poluição e alterações climáticas. A sua presença simboliza a urgência na proteção de zonas húmidas, ribeiras e lagos — ecossistemas fundamentais para várias espécies. Os alunos, inspirados pelo lema “Cuidar dos Animais, Cuidar do Ambiente”, destacaram a relação simbólica entre o cisne-selvagem e os Ranúnculos henriquesii, uma planta endémica e em risco de extinção, que partilha com o cisne as mesmas ameaças: destruição de habitat e perda de biodiversidade.
Através deste projeto, os alunos não só procuraram sensibilizar a comunidade local sobre a necessidade de agir pela conservação ambiental, como também deram um exemplo prático de sustentabilidade. Reutilizando materiais como garrafas e garrafões de plástico, além de embalagens da Compal, criaram representações artísticas dessas espécies. Com esta ação, demonstraram que o lixo pode ser transformado em arte, ao mesmo tempo em que reforçam a importância da reciclagem e do reaproveitamento, contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável.

INICIATIVA

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COORDENAÇÃO

Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação Programa Eco-Escolas