Trabalhos 2024/25
Escola EB 2,3 Octávio Duarte Ferreira (Abrantes)
Escalão: Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Nome do Animal escolhido:
Ouriço Cacheiro
Quais as razões que levaram à escolha desta Espécie?
A escolha foi unânime no ouriço cacheiro pelo carinho revelado por pelos alunos por este animal. Por ser uma espécie autóctone e por alguns alunos já terem tido a experiência de serem "visitados" nos quintais das suas casas. Outra razão da nossa escolha, é que pretende ser um grito de alerta por aqueles ouriços cacheiros que são apanhados para comer, como petisco ... e por aqueles que frequentemente e infelizmente encontramos mortos na estrada!
Peça representativa do animal escolhido (trabalho final):
Processo de construção da peça representativa do animal escolhido:
- 3df50eda-c7b2-4bf3-9619-38b87032ed80.jpg
- cc7bdcc5-fc6c-4a57-bedc-86dc4fe4c0d6.jpg
- b044886d-5ade-4388-b61a-e823e0f007a6.jpg
Detalhe da peça representativa do animal escolhido, onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:
Peça representativa do animal escolhido no espaço escola:
Mensagens inerentes ao Dia Internacional da Biodiversidade e ao contributo da reciclagem para a sustentabilidade:
- Este planeta é o nosso lar! Protege e preserva a Natureza!
- São as pequenas atitudes que podem mudar o mundo. Preserve!
- Dos animais vamos cuidar para a Natureza também nos Amar!
- Marcar a diferença vou...ao tomar uma atitude já!
- Para brincar, correr, saltar e jogar, espaços verdes vamos precisar de preservar!
- Somos poucos, mas muitos a separar, no chão nada vai ficar!
Memória descritiva:
Com a proximidade do Dia Mundial do Ambiente apresentei à turma do 6º H, este desafio. Os alunos aceitaram com grande entusiasmo. Após a seleção da espécie de animal autóctone passamos à sua concretização:
1- Os alunos fizeram uma recolha e limpeza dos pacotes de sumo Compal retirados dos eco-pontos Amarelo existentes na escola;
2- Passamos à construção de uma estrutura base - papel de jornal amachucado e envolvido com gaze gessada moldada de acordo com a forma e tamanho "quase" real do animal;
3- Após a secagem da estrutura, cada aluno da turma abriu um pacote, mediu, traçou e cortou pequenos triângulos;
4- Seguidamente várias alunas, passaram ao revestimento da estrutura com esses triângulos utilizando cola UHU. Trabalho pormenorizado realizado de forma individual;
5- Nesta fase passou-se à aplicação da técnica de pintura a aguarelas em pequenos pormenores, orelhas, nariz e olhos;
6- Devido à dificuldade em se colocar os símbolos da Compal e da Tetra Pack, nos pequenos triângulos, optou-se, colocar os mesmos ao lado de uma frase impactante sob uma base de cartão (de um pacote maior de sumo da Compal) com um suporte de madeira(pau de espetada reciclada);
7- Depois de se ter dado por concluído o trabalho fez-se uma reflexão do trabalho realizado e passou-se ao registo fotográfico do grupo envolvido.