Trabalhos 2024/25
Escola EB 2,3 Padre Abílio Mendes (Barreiro)
Escalão: Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Nome do Animal escolhido:
cavalo marinho
Quais as razões que levaram à escolha desta Espécie?
O cavalo marinho é uma joia rara dos nossos mares, frágil mas essencial para o equilíbrio dos ecossistemas marinhos. Vive nas águas da costa algarvia, mas está em perigo devido à poluição e à pesca intensiva. Ao escolhê-lo, queremos dar-lhe voz, mostrar que compreendemos a importância da biodiversidade e que proteger esta espécie é proteger o nosso planeta e o nosso futuro. Os alunos após votação de vários animais optaram por este por ser singular
Peça representativa do animal escolhido (trabalho final):
Processo de construção da peça representativa do animal escolhido:
Detalhe da peça representativa do animal escolhido, onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:
Peça representativa do animal escolhido no espaço escola:
Mensagens inerentes ao Dia Internacional da Biodiversidade e ao contributo da reciclagem para a sustentabilidade:
Celebrar o Dia Internacional da Biodiversidade na escola, faz todo o sentido, quando ao longo do ano, em tantas disciplinas diferentes o Tema biodiversidade, sustentabilidade e reciclagem foi pesquisado e amplamente trabalhado. Assim ao reconhecer que o cavalo-marinho nos alerta para um problema real: o impacto das nossas ações em terra chega ao fundo do mar. Este pequeno morador da costa algarvia representa muitas outras espécies que dependem de ecossistemas equilibrados. Reciclar é uma forma simples e poderosa de reduzir o lixo nos oceanos e dar uma nova vida aos materiais — e, assim, dar também mais hipóteses de vida à vida marinha. Proteger a biodiversidade começa com escolhas conscientes, feitas todos os dias. Com estas comemorações os alunos aprendem a importância da proteção dos oceanos e dos rios.
Memória descritiva:
Cavalo-Marinho – Arte, Sustentabilidade e Consciência Ecológica
Este projeto foi desenvolvido com os alunos do 5.º ano no âmbito da disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT), em articulação com o programa Eco-Escolas, e integrado no concurso Tetra Pak & Compal – “Cuidar dos Animais, Cuidar do Ambiente”.
A proposta teve como objetivo sensibilizar os alunos para a proteção dos animais marinhos e para a importância da reciclagem, através da criação de uma peça artística coletiva, utilizando materiais reutilizáveis. O cavalo-marinho foi escolhido como símbolo da fragilidade dos ecossistemas marinhos e da necessidade urgente de os proteger.
O trabalho desenvolveu-se em três fases:
1. Investigação e sensibilização: os alunos exploraram conteúdos sobre o cavalo-marinho (Syngnathus hippocampus), o seu habitat, ameaças e importância ecológica. Paralelamente, refletiram sobre o impacto dos resíduos nos oceanos e a importância da separação e valorização dos materiais recicláveis, como as embalagens da Tetra Pak e Compal.
2. Construção coletiva da peça artística: em grupo, os alunos criaram um modelo tridimensional de um cavalo-marinho, utilizando embalagens recicladas (como pacotes de sumo pequenos e grandes), papel, cartão e outros materiais reutilizáveis. Esta fase promoveu o trabalho colaborativo, a criatividade e a aplicação de técnicas de expressão plástica.
3. Exposição e comunicação: o trabalho final foi exposto com destaque para o nome comum e o nome científico da espécie, reforçando a componente educativa e científica. A apresentação pública da peça teve como objetivo sensibilizar a comunidade escolar para a importância de cuidar dos animais e do ambiente.
Este projeto permitiu desenvolver competências nas áreas da expressão artística, educação ambiental, cidadania ativa e trabalho em equipa, promovendo uma aprendizagem significativa e alinhada com os valores do concurso e do programa Eco-Escolas.