Trabalhos 2024/25
Escola Secundária Dr. Solano de Abreu (Abrantes)
Escalão: Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Nome do Animal escolhido:
Coelho-bravo
Quais as razões que levaram à escolha desta Espécie?
O principal objetivo era construir uma peça representativa da Fauna Autóctone, do Concelho de Abrantes, e que estivesse listada como ameaçada.
Fez-se uma pesquisa na App BioDiverity4All e rapidamente se percebeu que o coelho-europeu (nome comum), com o nome científico de Oryctolagus cuniculus, se encontra ameaçado. Este foi avaliado, em 2018, para a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN. Por essa razão, e por ser familiar, o escolhemos.
Peça representativa do animal escolhido (trabalho final):
Processo de construção da peça representativa do animal escolhido:
Detalhe da peça representativa do animal escolhido, onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:
Peça representativa do animal escolhido no espaço escola:
Mensagens inerentes ao Dia Internacional da Biodiversidade e ao contributo da reciclagem para a sustentabilidade:
Como mensagem inerente ao Dia Internacional da Biodiversidade e à Conservação das Espécies, foi introduzido na peça o slogan “Coelho-Bravo: PRESERVE, NÃO PERSIGA” e o logótipo da IUCN.
O coelho está perto da sua toca, caído no chão e com sinais de ter sido alvejado por uma Munição de caçadeira.
Memória descritiva:
Para a realização da peça, teriam de ser usadas embalagens e o respetivo selo da Tetra Pak, devendo os outros materiais utilizados ser criteriosamente escolhidos afinal, sendo algo relacionado ao projeto Eco-Escolas, usar materiais com grande pegada ecológica, não seria algo nem pretendido nem adequado.
A inspiração foram os cartazes de divulgação do desafio. A partir de uma foto de um coelho-bravo, obteve-se uma imagem estilo Low Poly Art, em que uma das principais características é a simplicidade dos modelos. Essa simplicidade resulta em formas geométricas básicas, como triângulos, que são utilizadas para representar objetos complexos. Neste caso, foram utilizados cerca de 400 triângulos, recortados e colados pelas arestas de modo a criar o volume. No que respeita aos materiais utilizados, optou-se pelo reaproveitamento de caixas de transporte de pacotes de sumo Tetra Pak da Compal, à venda no bar da escola, cartão canelado reciclado, papel Celofane verde e amarelo, cartolina amarela, cola, papel Craft e embalagens Tetra Pak.
O desafio foi lançado a duas turmas e a todos os alunos, que participam ao longo do ano letivo no Projeto Eco-escolas, mas apenas foi aceite por duas alunas do Ensino Secundário. O final do segundo semestre, e a aproximação do calendário de Exames Nacionais, fez com que muitos não arriscassem.