Trabalhos 2024/25
Escola EBI da Cordinha (Oliveira do Hospital)
Escalão: Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Nome do Animal escolhido:
Galinha Branca
Quais as razões que levaram à escolha desta Espécie?
A escolha da galinha branca deve-se ao facto de vivermos no meio rural.
Consideramos que esta raça é fundamental para a identidade rural portuguesa, contribuindo para a sustentabilidade da agricultura e oferecendo produtos de alta qualidade. Tem ainda um papel importantíssimo no equilíbrio dos ecossistemas para além de ajudarem na reciclagem de resíduos orgânicos.
A galinha branca simboliza pureza e paz, simplicidade e humildade e é uma raça de galinhas autóctones que está em severo risco de extinção.
Peça representativa do animal escolhido (trabalho final):
Processo de construção da peça representativa do animal escolhido:
Detalhe da peça representativa do animal escolhido, onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:
Peça representativa do animal escolhido no espaço escola:
Mensagens inerentes ao Dia Internacional da Biodiversidade e ao contributo da reciclagem para a sustentabilidade:
A biodiversidade é essencial para o equilíbrio dos ecossistemas, a nossa saúde, a produção de alimentos e a sobrevivência das gerações futuras. A biodiversidade está em risco. A poluição, o consumo excessivo e a má gestão dos resíduos têm impactos devastadores sobre os habitats naturais. É aqui que a reciclagem entra como uma aliada poderosa da sustentabilidade. Respeitar e proteger a biodiversidade começa com escolhas conscientes, todos os dias.
“Preserve a biodiversidade e reinvente formas de preservar o planeta e as diferentes espécies”
Memória descritiva:
No âmbito do projeto Eco escolas, a turma do 5º G sob orientação da professora Cristina Nunes, participou no desafio “Cuidar dos Animais, Cuidar do Ambiente”, que consistiu na construção de uma peça representativa da Fauna Autóctone- Galinha Branca, com a utilização das embalagens da Tetra Pak da Marca Compal.
Para a construção da galinha, os alunos foram divididos em cinco grupos. O primeiro grupo construiu uma estrutura de papel de jornal com fita cola para formar o corpo da galinha que revestiram por fim com esponja. A estrutura do bico foi feita com três lápis de cor que depois foi revestido com feltro. O segundo grupo abriu as embalagens da Compal previamente lavadas. O terceiro grupo desenhou os moldes dos vários tamanhos das penas da galinha nas embalagens Compal. O quarto grupo recortou os moldes e golpeou-os lateralmente. O quinto grupo desenhou e recortou a crista e a barbela da galinha em feltro vermelho e construíram as patas com arame.
O revestimento da galinha, fase mais complexa, foi feito por todos os alunos em grupos de dois. Os alunos colaram com cola quente na estrutura previamente realizada as respetivas penas, fazendo sobreposição das mesmas de forma minuciosa para dar a forma pretendida do animal. No exterior da escola o trabalho foi acompanhado com o reaproveitamento de uma moldura e a respetiva mensagem.
As proporções e dimensões estabelecidas no regulamento do trabalho foram cumpridas.
Este trabalho pretendeu valorizar as espécies autóctones que consideramos serem cruciais para a conservação da biodiversidade e que são a prova viva da grande biodiversidade no nosso país.