Trabalhos 2024/25
Escola EB1/JI de Luz (Santa Cruz da Graciosa)
Escalão: Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Nome do Animal escolhido:
Burro
Quais as razões que levaram à escolha desta Espécie?
Escolhemos este animal por ser característico da nossa ilha, da Ilha Graciosa e por ser considerado um animal em via de extinção. Além disso, foi um animal muito importante na vida dos nossos antepassados e que pretendemos manter na memória de todos.
Peça representativa do animal escolhido (trabalho final):
Processo de construção da peça representativa do animal escolhido:
- 6c93f6fc-ed46-464f-9c4e-9cc2a47ee692.jpeg
- 6572880f-1489-4f28-ad7c-58a0d4eab5bf.jpeg
- e23d459c-75ff-4e11-a14d-3fcd51dc6a4a.jpeg
Detalhe da peça representativa do animal escolhido, onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:
Peça representativa do animal escolhido no espaço escola:
Mensagens inerentes ao Dia Internacional da Biodiversidade e ao contributo da reciclagem para a sustentabilidade:
É fundamental preservamos os nossos animais em vias de extinção, especialmente aqueles que um dia nos foram tão importantes, quer como meio de transporte, companhia ou outra qualquer atividade. O mundo tem mais valor quando todos nós vivemos de acordo com o esperado, preservando aquilo que de melhor o mundo tem: os animais.
Memória descritiva:
A construção deste animal surgiu da atividade do Projeto Eco-Escolas. O principal objetivo passou por dar a conhecer a espiche autocnone da Ilha Graciosa, bem como a importância deste animal na vida dos nossos antepassados. Com isto, os alunos começaram por, juntamente com os docentes, elaborar os moldes para a construção do corpo do burro. Posteriormente, procedeu-se a colagem das diferentes partes e consequentemente, cortou-se as embalagens Compal Tetra-Pack em quadrados, de forma a revestir o animal. Finalmente, este animal ficou mais realista com a formação do seu fucinho, através de uma garrafa. Para este projeto foram utilizados sempre materiais recicláveis. A elaboração deste projeto teve uma duração aproximadamente de 2 semanas, contando com a participação de 4 docentes e 28 alunos.