Trabalhos 2024/25
Escola EB1/ PE e Creche, Professor Manuel da Silva Leça (Calheta (Madeira))
Escalão: Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Nome do Animal escolhido:
Lobo Marinho
Quais as razões que levaram à escolha desta Espécie?
A espécie escolhida para estudo é o lobo-marinho, existente no arquipélago da Madeira. Atualmente, estima-se que a população desta espécie seja composta por apenas 30 a 40 indivíduos. O crescimento populacional tem sido bastante reduzido, registando-se uma média de nascimento de apenas dois novos indivíduos por ano.
Peça representativa do animal escolhido (trabalho final):
Processo de construção da peça representativa do animal escolhido:
Detalhe da peça representativa do animal escolhido, onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:
Peça representativa do animal escolhido no espaço escola:
Mensagens inerentes ao Dia Internacional da Biodiversidade e ao contributo da reciclagem para a sustentabilidade:
"Salvar o lobo-marinho é proteger um tesouro da biodiversidade da Madeira."
"Menos plástico no mar, mais esperança para o lobo-marinho."
Memória descritiva:
O trabalho foi elaborado pelos anos da turma do 2º B.
A professora mostrou o regulamento do concurso e os alunos ficaram logo muito interessados.
O objetivo do trabalho foi sensibilizar para a importância da preservação do lobo-marinho do arquipélago da Madeira, uma das espécies mais ameaçadas em Portugal. Simultaneamente, procurou-se destacar o contributo da reciclagem para a sustentabilidade ambiental, através da criação de uma escultura desta espécie utilizando exclusivamente embalagens Tetra Pak reutilizadas.
As embalagens foram recolhidas, devidamente lavadas e secas. De seguida, procedeu-se ao recorte e modelação das várias partes do corpo do lobo-marinho – cabeça, tronco, barbatanas e cauda – aproveitando as formas e texturas originais das embalagens. A montagem foi feita com cola quente e reforçada com fita adesiva. Optou-se por não pintar a estrutura, de forma a manter visível o aspecto original das embalagens Tetra Pak, evidenciando o seu reaproveitamento criativo. Para os acabamentos, adicionaram-se pequenos detalhes, como os olhos, feitos com papel reciclado.
Este projeto permitiu-nos refletir sobre a importância da conservação das espécies em risco e sobre o impacto que as nossas ações têm no meio ambiente. Através da reutilização de materiais, demonstrámos que é possível dar uma nova vida a resíduos, promovendo simultaneamente a educação ambiental, a criatividade e o respeito pela biodiversidade. A construção do lobo-marinho simboliza assim um compromisso com a proteção da natureza e com a construção de um futuro mais sustentável.