Trabalhos 2024/25
Escola Básica e Secundária de Arrifana (Santa Maria da Feira)
Escalão: Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Nome do Animal escolhido:
Pardela - balear
Quais as razões que levaram à escolha desta Espécie?
Considerada a ave marinha mais ameaçada da Europa, a pardela-balear tem o dorso castanho-acinzentado e o ventre branco-acastanhado. Tem um aspeto “barrigudo” e um voo rápido, com um bater de asas energético, que vai alternando com momentos de voo planado. Apesar de pequena, é muito ágil e capaz de enfrentar condições climatéricas adversas.
Em Portugal observa-se em maiores números entre junho e outubro, mas pode ser vista durante todo ano.
Apesar de ser possível de observar em toda a costa continental, as maiores concentrações ocorrem no nosso distrito de Aveiro até à Nazaré.
Peça representativa do animal escolhido (trabalho final):
Processo de construção da peça representativa do animal escolhido:
Detalhe da peça representativa do animal escolhido, onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:
Peça representativa do animal escolhido no espaço escola:
Mensagens inerentes ao Dia Internacional da Biodiversidade e ao contributo da reciclagem para a sustentabilidade:
Estamos a contaminar a Terra e os Oceanos com poluição tóxica, a destruir paisagens, ecossistemas e vida vegetal e animal.
Ao reciclarmos e, neste caso ao reutilizarmos materiais, estamos a contribuir para a sustentabilidade ambiental do Planeta.
Memória descritiva:
Memória descritiva
Cuidar dos animais é cuidar do ambiente
Começamos por recolher pacotes de Tetra Pack, em nossas casas e nos ecopontos
da escola.
Selecionamos o animal a reproduzir- a “Pardela Balear”. Pesquisamos informação sobre a ave e as suas características. Discutimos os problemas de extinção que muitas aves marinhas sofrem como no caso da Pardela.
Fizemos um projeto da ave em papel.
Transferimos para contraplacado fino de madeira.
Recortamos, limamos e lixamos as três peças.
Fizemos moldes para recortar penas (rémiges, retrizes, ...)
Colamos as penas na estrutura da ave Pardela-Balear.
Montamos a sistema que dá o movimento à ave.
Equilibramos o movimento da ave Pardela e fizemos uma foto de grupo final.
A ave ficou em exposição na sala e será exibida no dia da entrega das notas aos encarregados de educação.
Os alunos do 6ºA da Escola Básica e Secundária de Arrifana – Santa Maria da Feira.