Trabalhos 2024/25

Escola Básica e Secundária D. Dinis (Santo Tirso)

Escalão:  Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Nome do Animal escolhido:
Lince Dinis

Nome Científico da Espécie:
Lynx pardinus

Quais as razões que levaram à escolha desta Espécie?
As razões que levaram a escolher o lince-ibérico (Lynx pardinus) deveu-se não só às suas características únicas como a agilidade, o olhar penetrante e o pelo distinto, mas também pelo seu estatuto de animal protegido, pois trata-se de uma espécie em perigo de extinção, o que reforça a consciência ambiental e ecológica que se pretende transmitir com este desafio.

Peça representativa do animal escolhido (trabalho final):

Processo de construção da peça representativa do animal escolhido:

Detalhe da peça representativa do animal escolhido, onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:

Peça representativa do animal escolhido no espaço escola:

Mensagens inerentes ao Dia Internacional da Biodiversidade e ao contributo da reciclagem para a sustentabilidade:
O Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado anualmente a 22 de maio, pretende consciencializar a população sobre a importância da diversidade biológica e promover ações para a sua conservação e proteção.
Infelizmente, a biodiversidade enfrenta grandes ameaças devido à perda de habitats, poluição, alterações climáticas e a exploração excessiva de recursos. O contributo da reciclagem e fundamental para promover a sustentabilidade.
Reciclar é Proteger Habitats, menos destruição de florestas mais habitats naturais.
A reciclagem contribui para a redução da poluição do ar e da água, protegendo a vida selvagem e os ecossistemas aquáticos.
A reciclagem tem de fazer parte dos nossos hábitos, só assim, estamos a contribuir, ativamente, para um futuro mais sustentável.
Proteger a biodiversidade é proteger o nosso futuro!

Memória descritiva:
O trabalho apresentado foi desenvolvido pelos alunos do 5.º ano/turma B da EB e Secundária D. Dinis de Santo Tirso.
O animal escolhido para representar a escola foi o lince-ibérico, uma espécie emblemática da Península Ibérica, atualmente em recuperação, símbolo da biodiversidade e da importância da preservação das espécies ameaçadas. A escolha do lince deveu-se não só às suas características únicas como a agilidade, o olhar penetrante e o pelo distinto, mas também pelo seu estatuto de animal protegido, o que reforça a consciência ambiental e ecológica que se pretende transmitir com este desafio.
A estrutura base da escultura foi construída com ferro de pequena espessura, cuja modelação permitiu definir a forma geral do corpo do animal. As diversas peças foram unidas com arame fino, garantindo estabilidade e leveza à estrutura. Para o revestimento, foram utilizadas embalagens da Tetra Pack da marca Compal, em conformidade com o regulamento do concurso. Estas embalagens foram cortadas e moldadas cuidadosamente pelos alunos, que, com o auxílio de arame fino, conseguiram dar volume e forma à escultura, recriando os contornos do lince.
Os pormenores do rosto foram também trabalhados com arame, permitindo um acabamento expressivo e detalhado, que transmite personalidade à figura do animal.
Para finalizar, foi utilizada tinta em spray amarela e, após a sua secagem, foram evidenciados os logos estipulados no regulamento.
Este projeto constituiu uma experiência educativa enriquecedora, no sentido de promover a consciência ecológica e criatividade, o trabalho em equipa e a valorização dos materiais recicláveis, integrando os princípios da sustentabilidade na prática artística e pedagógica.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO

Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação Programa Eco-Escolas