Trabalhos 2024/25
Escola EB 2,3 Abel Salazar - Ronfe (Guimarães)
Escalão: Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Nome do Animal escolhido:
Rã dourada
Quais as razões que levaram à escolha desta Espécie?
Este projeto teve início com a observação das rãs-verdes (Pelophylax perezi) que habitam o charco existente na escola, um ecossistema natural preservado pela comunidade educativa. A presença desta espécie nativa e comum permitiu trabalhar, de forma próxima e real, temas como a biodiversidade local, a importância dos habitats aquáticos e as ameaças que os anfíbios enfrentam, como a destruição do habitat e a introdução de espécies invasoras.
Para enriquecer o projeto e alargar a reflexão sobre a conservação da biodiversidade a nível global, foi introduzida a rã-dourada, uma espécie exótica, ameaçada e não existente em Portugal. A sua escolha deveu-se ao forte valor simbólico, ecológico e educativo: contribui para o controlo de pragas, integra a cadeia alimentar apesar da sua toxicidade, e representa a fragilidade dos ecossistemas tropicais. A rã-dourada, com a sua aparência marcante e características únicas, ajudou os alunos a compreender a diversidade e o papel essencial dos anfíbios nos ecossistemas, ligando o conhecimento local ao contexto global da conservação da natureza.
Peça representativa do animal escolhido (trabalho final):
Processo de construção da peça representativa do animal escolhido:
Detalhe da peça representativa do animal escolhido, onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:
Peça representativa do animal escolhido no espaço escola:
Mensagens inerentes ao Dia Internacional da Biodiversidade e ao contributo da reciclagem para a sustentabilidade:
Preservar a biodiversidade é preservar o futuro.
Cada espécie conta. Protege a rã, protege o ecossistema.
Com pequenos gestos, construímos um planeta mais equilibrado.
Memória descritiva:
Este trabalho foi desenvolvido no âmbito de um projeto de sensibilização para a importância da biodiversidade e da preservação dos ecossistemas, com especial foco nos anfíbios, em particular na rã. A escolha deste animal deve-se não só ao seu valor ecológico, educativo e simbólico, mas também à sua presença no charco existente no recinto escolar, proporcionando aos alunos uma ligação direta ao meio natural envolvente.
A peça criada tem como base a reutilização de embalagens da marca Compal, promovendo a sustentabilidade e o reaproveitamento de materiais. A estrutura final assume a forma de um suporte organizador, forrado com feltro amarelo e decorado com figuras de rãs também em feltro, com olhos móveis e línguas destacadas, que captam o selo “Tetra Pak – Protege o que é bom”. A rã dourada, elemento central da peça, apresenta uma barriga decorada com recortes das próprias embalagens, numa composição criativa que valoriza os materiais utilizados e reforça a mensagem de sustentabilidade. O selo da Tetra Pak está visível na língua da rã, evidenciando o compromisso com a reutilização responsável e a autenticidade do material.
Ao longo do projeto, os alunos exploraram também a rã-dourada (Phyllobates terribilis), espécie exótica e ameaçada originária da Colômbia. Conhecida pela sua cor vibrante e elevada toxicidade, foi apresentada como exemplo de espécie autóctone de outros ecossistemas e símbolo da fragilidade da biodiversidade a nível global. A sua inclusão no projeto permitiu ampliar o olhar dos alunos para além da realidade local, promovendo a compreensão da importância da proteção da biodiversidade mundial e do papel vital dos anfíbios na saúde dos ecossistemas.
A rã, enquanto elemento comum à realidade local (rã-verde, Pelophylax perezi) e símbolo de espécies ameaçadas no mundo, foi assim o fio condutor de um trabalho que desenvolveu competências de criatividade, cooperação, consciência ambiental e valorização de materiais reutilizáveis.
A peça construída será utilizada na sala de aula como organizador funcional, assumindo também um papel decorativo com uma forte mensagem ecológica e de sensibilização para a proteção da natureza.