Trabalhos 2024/25
Escola Básica e Secundária de Melgaço (Melgaço)
Escalão: Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Nome do Animal escolhido:
Abelha-europeia.
Quais as razões que levaram à escolha desta Espécie?
A escolha da abelha-europeia (Apis melífera) deveu-se ao seu papel indispensável na manutenção do equilíbrio ecológico e o seu papel crucial na preservação da biodiversidade. Este inseto é responsável por grande parte da polinização das plantas com flor, incluindo culturas agrícolas essenciais à nossa alimentação. É, por isso, considerada uma das espécies mais importantes do planeta, tendo um impacto direto na biodiversidade e na segurança alimentar mundial.
Outro fator determinante para a escolha desta espécie foi a necessidade urgente de sensibilização sobre a ameaça que enfrenta. Além disso, a abelha-europeia é uma espécie presente na fauna portuguesa e, como tal, representa um elo direto com a nossa natureza local. A colmeia da abelha-europeia é um exemplo fascinante de organização social, onde cada indivíduo desempenha um papel essencial para a sobrevivência da comunidade. Esta inclui uma rainha (única fêmea fértil da colmeia), as operárias (fêmeas estéreis que se dedicam à manutenção da colmeia, produção de mel e proteção da colónia) e os zangões (machos da colmeia com a função de fecundar a rainha).
Ao estudarem esta espécie, refletiram sobre temas fundamentais como a biodiversidade, a sustentabilidade, a interdependência entre os seres vivos e o impacto das ações humanas no planeta. Estes insetos são indicadores cruciais da saúde ambiental, e o seu declínio representa uma ameaça direta à biodiversidade, à produção de alimentos, à economia agrícola e à segurança alimentar global.
Infelizmente, as populações de abelhas tem vindo a diminuir drasticamente devido ao uso excessivo de pesticidas, à destruição de habitats naturais, às alterações climáticas, à propagação de doenças e à ação de parasitas. Este declínio constitui uma séria ameaça à biodiversidade e à estabilidade dos ecossistemas.
Assim, este trabalho visou alertar para estas ameaças e sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade urgente de preservar esta espécie e, com ela, o futuro da vida na Terra. O projeto também enfatizou a importância das abelhas na economia e na vida humana.
Peça representativa do animal escolhido (trabalho final):
Processo de construção da peça representativa do animal escolhido:
Detalhe da peça representativa do animal escolhido, onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:
Peça representativa do animal escolhido no espaço escola:
Mensagens inerentes ao Dia Internacional da Biodiversidade e ao contributo da reciclagem para a sustentabilidade:
- Proteger as abelhas é proteger o futuro da vida na Terra.
- Proteger as abelhas é proteger a biodiversidade.
- Cada abelha que desaparece leva consigo um pedaço da biodiversidade
- Quando reciclamos, o planeta e os animais agradecem.
- Reciclar também ajuda os polinizadores: menos lixo, mais Natureza.
- As abelhas alimentam o mundo e garantem a biodiversidade.
- Cada embalagem reciclada é um ninho de esperança.
- Sem abelhas o planeta não floresce e a biodiversidade diminui silenciosamente, perdendo cores e sabores.
- Celebrar a biodiversidade é defender a vida desde o mais pequeno inseto.
- Um mundo com biodiversidade é um mundo com futuro.
- Cada espécie conta; até as mais pequenas.
- Os polinizadores voam e com eles a biodiversidade é garantida.
(…entre outras criadas pelos alunos.)
Memória descritiva:
Foi com grande entusiasmo que mais uma vez os alunos do 6.º ano aceitaram o Desafio Tetrapak e Compal “Cuidar dos Animais, Cuidar do Ambiente”, escolhendo a abelha-europeia (Apis mellifera) como protagonista. Assim, dedicaram-se à criação de abelhas reutilizando embalagens da Compal e realizaram pesquisas orientadas para conhecer melhor esta espécie assim como medidas para a sua preservação. Este projeto, desenvolvido também no âmbito do DAC “Abelhas: Guardiãs da Sustentabilidade”, integrou as comemorações do Dia Mundial da Abelha (20 de maio) e do Dia Internacional da Biodiversidade (22 de maio). Ao estudarem esta espécie, os alunos refletiram sobre temas fundamentais como a biodiversidade, a sustentabilidade, a interdependência entre os seres vivos e o impacto das ações humanas no planeta.
Este projeto teve como objetivo primordial sensibilizar para a importância da abelha-europeia (Apis mellifera) na preservação da biodiversidade e alertar para os riscos do seu declínio, destacando-a como símbolo da biodiversidade ameaçada.
Os alunos empenharam-se na criação de abelhas com embalagens reutilizadas da Compal, evidenciando a sua criatividade, consciência ecológica e compromisso com a reutilização de materiais. Utilizaram embalagens da Compal inteiras e abertas para formar o corpo das abelhas. As asas foram feitas a partir de capas de cadernos usados, as antenas com arame revestido e os detalhes decorados com marcadores. O selo da Tetra Pak permaneceu visível como símbolo de compromisso com a sustentabilidade.
Para reforçar a mensagem, alunos criaram slogans artísticos e educativos sobre o papel das abelhas na polinização, na produção de mel e na sustentabilidade agrícola, reforçando a necessidade urgente de proteger esta espécie, ameaçada por fatores como o uso de pesticidas, as alterações climáticas e a destruição de habitats.
Mas a iniciativa foi mais longe! Inspirados pela necessidade de proteger os insetos polinizadores, designadamente a abelha-europeia, os alunos do 6.º ano deram vida a um projeto de impacto ambiental real e construíram Hotéis para Insetos Polinizadores, usando materiais naturais como pinhas, galhos, cascas, rolhas e caruma, consolidando o projeto com um gesto prático de preservação da biodiversidade. Estes refúgios, instalados na Horta Jardim BIO da escola, foram pensados para acolher abelhas solitárias, joaninhas, borboletas e outros insetos essenciais, oferecendo abrigo e condições de hibernação e reprodução ao longo do ano.
Além disso, os alunos apresentaram maquetes e trabalhos sobre a flora da Horta Jardim BIO, promovendo o conhecimento da comunidade escolar sobre a interdependência entre plantas, polinizadores e agricultura sustentável.
Este conjunto de atividades deu lugar a uma exposição na sala de convívio da escola e representou uma oportunidade única de aprendizagem que não só reforçou a consciência ecológica dos alunos, como também promoveu o respeito e valorização por todas as formas de vida que integram o ecossistema. Acima de tudo, reforçou a ideia de que cada pequeno gesto pode dar início a grandes transformações.