Trabalhos 2024/25

Escola EBI/JI de Alvito (Alvito)

Escalão:  Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Nome do Animal escolhido:
Lobo Ibérico

Nome Científico da Espécie:
Canis lupus signatus

Quais as razões que levaram à escolha desta Espécie?
O grupo de alunos verificaram a lista de Espécies Ameaçadas a Nível Mundial e, a sua escolha visto que, ficaram interessados pela beleza do animal e, principalmente pelas cores do seu pelo amarelo-acastanhado.
O Lobo Ibérico é uma sub-espécie que habita na Península Ibérica, onde também nós vivemos.
Em termos de estatuto de conservação, na Península Ibérica é considerado como “Quase Ameaçado” e em Portugal é considerado “Em Perigo”.

Peça representativa do animal escolhido (trabalho final):

Processo de construção da peça representativa do animal escolhido:

Detalhe da peça representativa do animal escolhido, onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:

Peça representativa do animal escolhido no espaço escola:

Mensagens inerentes ao Dia Internacional da Biodiversidade e ao contributo da reciclagem para a sustentabilidade:
1- Reutilizar, reduzir e Reciclar faz com que seja reduzida a pressão sobre habitats naturais, dando hipótese para que mais espécies possam coexistam.
2- Se o Homem realizar menos extração de recursos isso irá significar que exista menos desflorestação, menos mineração e menos destruição dos diversos ecossistemas.
3- Ao reciclar estamos a realizar um ato de respeito a todas as espécies que existem no nosso mundo e desta forma favorecemos a existência da biodiversidade.
4- Reduzir, reutilizar e reciclar são formas de proteger as diversas formas de vida existentes no nosso planeta.

Memória descritiva:
Este projeto foi desenvolvido por dois alunos do 6º Ano de escolaridade na disciplina de Atividades de Vida Diária, onde beneficiam de intervenção de Terapia Ocupacional ao abrigo do Programa Educativo Individual.
Os alunos demonstraram interesse na temática e posterior construção do Lobo-Ibérico.
Foram realizadas diversas sessões dedicadas a temática, de forma a debater e encontrar a justificação para a realização do trabalho e, posteriormente realizou-se a construção com o apoio e supervisão da Terapeuta Ocupacional e Assistentes Operacionais.
Foi ainda realizada uma etiqueta com informações adicionais na placa onde o Lobo-Ibérico está assente.
Para a realização do projeto, destaca-se o uso dos seguintes materiais:
- Embalagens Tetra Pak da marca Compal (1lt; 33cl; 20cl);
- Cola branca UHU;
- Cola líquida UHU;
- Cola quente UHU;
- Pistola de cola quente UHU;
- Um cartão da base de bolo de aniversário retangular de cor amarela/dourada;
- Uma caixa de papelão fino;
- Uma cartolina amarela;
- Lápis, esferográfica;
- Tesouras;
- Tesouras de corte arredondado;
- X-Ato;
- Quatro palitos de espetadas;
- Papel esquiço;
- Pedras;
- Réguas (de diferentes comprimentos);
- Computador;
- Impressora;
- Papel branco;
- Esferovite;
- Canetas de feltro (verde e amarelo).

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO

Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação Programa Eco-Escolas